Pular para o conteúdo principal

O LIVRO A COLUNA DA MORTE VIROU HISTÓRIA EM QUADRINHOS

A Coluna da Morte - Coronel João Cabanas
A Coluna da Morte é um livro que foi escrito pelo coronel João Cabanas (1926) e rapidamente se esgotou e nunca foi reeditado. Só que agora teve o seu primeiro capítulo transformado em história em quadrinhos (HQ). O projeto foi encabeçado pela professora Luciana Veit (UNESP) e já é realidade. O coronel João Cabanas estava exilado no Paraguai quando escreveu o livro A Coluna da Morte. Ele descreve os acontecimentos da "Revolução Esquecida" de uma forma peculiar, como se escrevesse um roteiro para um longa metragem - espero que um dia os capítulos da "Revolução Esquecida" vire filme e seja lembrada pelo povo de São Paulo e do Brasil, afinal, essa revolução foi a maior batalha da cidade de São Paulo e de todos os tempos, o que ocasionou muitas mortes, destruições, prisões, êxodo, fome, sofrimento etc. Dela resultou também a campanha do Paraná e posteriormente a Coluna Prestes/Miguel Costa e mais tarde a Revolução de 1930.

Iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Fundação Editora da Unesp e a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, o projeto, que lança agora o 6º e 7º título da coleção, já distribuiu mais de 90 mil exemplares desde dezembro de 2011. 

O inédito São Paulo em guerra – 1924 é uma adaptação para quadrinhos de A Coluna da Morte, livro em que o tenente João Cabanas relata sua participação nos combates da Revolução de 1924. Também chamado de “Revolução Esquecida”, o levante tenentista contra o Governo Federal foi um dos maiores conflitos bélicos ocorridos em São Paulo, deixando mais de quinhentos mortos, milhares de feridos, além de fábricas, casas e ruas destruídas por tiros, granadas e bombas aéreas. O ilustrador e quadrinista Eloar Guazzelli resgata a memória deste episódio ao transformar o primeiro capítulo do livro de Cabanas em uma aventura histórica em quadrinhos. Um posfácio do sociólogo José de Souza Martins completa a edição.


Foi preciso tempo e dedicação para encontrar a família de João Cabanas, que mora no Rio de Janeiro, na cidade de Nova Friburgo. A filha Leila Cabanas e a neta Letícia Cabanas são as herdeiras dessa significativa herança que João Cabanas deixou para o literário histórico brasileiro. Além dessa obra importante, Cabanas deixou escrito outro livro (inédito), feito para crianças, com ilustrações próprias, quem sabe alguma editora se interesse e proponha a edição. 
O livro A Coluna da Morte ainda não é domínio público, pois João Cabanas faleceu em 1974, na cidade de São Paulo e, de acordo com a atual legislação, as obras caem em domínio público após 70 anos da morte do autor. Uma nova proposta apresentada pela Secretaria da Cultura sugere uma alteração nessa lei, que diminui o prazo para o domínio público - 20 anos após a morte do autor. 
Outra obra que já é domínio público e ainda não obteve interesse de nenhuma editora, é o livro Marchas e Combates, de Lourenço Moreira Lima, publicada em dois volumes e com mais de 900 páginas, é uma obra que completa o livro A Coluna da Morte.
Além desses dois livros, existe um outro, que foi escrito pelo Comandante da Revolução de 1924, o general Miguel Costa, também inédito e esquecido pelas editoras do Brasil.
Para ter acesso ao livro A Coluna da Morte em HQ, click aqui. O livro está em formato digital (PDF). Dependendo da sua conexão com a internet, o carregamento do arquivo pode levar até 60 segundo. Boa leitura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Explicando o poema Canção do Tamoio

Canção do Tamoio ou Canção dos Tamoios O poema de Gonçalves Dias, Canção do Tamoio ou Canção dos Tamoios não é só um poema, é um hino. Encontram-se muitos textos sobre a Canção dos Tamoios, só que não se encontram explicações do texto. O que exatamente significa o que Gonçalves Dias quis dizer com essa belíssima expressão de sentimentos? Gravei um vídeo em que explico (dentro do meu entender) o que se quis dizer com esse poema. (o vídeo está no final da postagem). A ideia parte do princípio de que o pai fala ao filho como é a vida e como se deve proceder e comportar-se no dia a dia. Frisa que a vida é luta sangrenta (renhida) e constante, ou seja, é preciso trabalhar sempre e permanecer firme diante dos conflitos que surgem dia após dia. A maior parte dos conflitos surge em nós mesmos, por não aceitarmos a contrariedade das nossas ideias e vontades, o que gerara um combate interno ou com outras pessoas, diante disso, que vença o mais forte. Forte não apenas na força física, mas n...

Como ferrar seu chefe

Como ferrar seu chefe Chefes - os chatos. Eles existem e precisam existir, só que nem todos que ocupam o cargo de chefia merecem o cargo que ocupam. Alguns são burros, outros arrogantes, outros incompetentes, outros exigentes e por aí vai. Por outro lado existe o chefe que é legal, compreensivo, ajuda o subordinado no trabalho, dá uma força quando necessário, incentiva etc, só que não é desse tipo que falo e sim do tipo miserável. É certo que você já pensou em ferrar com seu chefinho, mandá-lo para o inferno, jogar a cadeira na cabeça dele ou melhor, ocupar o cargo dele - seria bom né? Para ferrar seu chefe você pode fazer de vários modos, só que é bom não utilizar algum modo que prejudique você. Uma das sugestões é espioná-lo com câmeras escondidas e depois chantageá-lo, só que chantagem é crime, por isso, não vale o empenho. Se você trabalha em alguma empresa privada, preste um concurso e não comente com ninguém. Depois que você passar no concurso e estiver pronto p...

Sexo entre humanos e robôs já é realidade

o futuro já chegou e ele é agora É impossível parar o avanço tecnológico mundial, por mais que os governos (principalmente do Brasil) se esforcem para manter o povo sob as algemas da tirania intelectual e moral, a tecnologia avança e por causa da globalização ela chega a todos os lugares do mundo, aqui no Brasil, inclusive - mesmo que demore mais do que nos outros continentes ou até mesmo no continente norte americano. Os robôs são o futuro, não tem como escapar disso. O relacionamento entre humanos e robôs será uma realidade breve, porque países mais avançados já produzem robôs em série capazes de amar, relacionar-se sexualmente, confortar o "coração" humano. Exemplo disso é Sofhia, das indústrias Henderson. Sofhia é um robô com inteligência artificial capaz de interagir com você como se ela fosse humana, pois sua tecnologia absorve e processa dados conectados a internet, armazenados em nuvem. Além disso, seus "olhos" capturam as expressões humanas, memoriza...