Pular para o conteúdo principal

Inaugurado Busto de Três Ícones da Força Pública Paulista

yuri abyaza costa
 Frédéric Stattmuller Marcondes Salgado Miguel Costa

O Regimento de Cavalaria da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob o comando do Coronel PM Sardili, em uma iniciativa brilhante, inaugurou os bustos de três ícones da Foça Pública de São Paulo. São eles: Frédéric Stattmuller, Julio Marcondes Salgado e Miguel Costa. Os bustos estão posicionados ao final do centro da entrada principal do Regimento, igual a uma luz no fim do túnel, a figura desses três personagens ilumina o passado de uma Corporação centenária, que é o reflexo da história do nosso Estado de Bandeirantes. Frédéric Stattmuller, capitão enviado ao Brasil a pedido do Chefe da Missão Francesa de Instrução Militar, Coronel Paul Balagny. Stattmuller capacitou a cavalaria tornando os cavalarianos melhores do que já eram.
Júlio Marcondes Salgado nasceu no dia primeiro de Julho em 1890 na cidade de Pindamonhangaba.Foi promovido a Capitão em 1924 e neste ano participou ativamente da Revolta de 05 de Julho, lutando contra os rebeldes. No dia 7 do mesmo mês comandou com sucesso a retomada da Estação Roosevelt, no Brás. Em 1927 foi promovido a Tenente Coronel, tornando-se Comandante do Regimento de Cavalaria da Força Pública. Em 23 de Maio de 1932 passou a ser o Comandante da Força Pública e participou da articulação da Revolução de 1932 remodelando todo o quadro da Força Pública com oficiais favoráveis a causa paulista. No dia 23 de Julho de 1932, Marcondes Salgado, juntamente com outros Oficiais da Força Pública e o General Bertholdo Klinger participavam de demonstrações de artefatos bélicos, dentre eles uma bombarda desenhada pelo Major José Marcelino da Fonseca e produzida pela Politécnica. Durante os testes o bocal do pequeno canhão explodiu e um dos estilhaços atingiu mortalmente Marcondes Salgado e o Major Marcelino. O General Klinger recebeu um estilhaço no braço, ferindo-se ligeiramente. A explosão causou a morte de Marcondes Salgado.
Miguel Costa foi subcomandante do Regimento de Cavalaria. Foi um dos articuladores da Revolução de 1924. Comandou a 1º Divisão Revolucionária pelo interior do Brasil levando o nome da Força Pública Paulista para o mundo todo, comandou também a força revolucionária do Rio Grande do Sul até São Paulo provocando a renúncia do ex-presidente Washington Luiz. Foi Comandante Geral e único General da ativa da Corporação.
Familiares dos homenageados marcaram presença durante o evento. que contou com a participação do Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Coronel Ricardo Gambaroni.
É importante resgatar a história, pois ela é o que nos confere a identidade que temos. Nos diz quem somos e o que já fizemos. Tudo o que temos hoje devemos aos que já se foram, aos que já cumpriram a missão designada. Bem ou mal, não importa, o que vale mesmo é que se esforçaram dentro do que compreendiam como o que era certo e não cabe a nós do presente julgar as ações do passado, pois as épocas são diferentes e junto delas os motivos.
O evento recebeu o apoio do Museu de Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a direção do Cel. PM/Res. José Paulo Ferreira Teixeira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Explicando o poema Canção do Tamoio

Canção do Tamoio ou Canção dos Tamoios O poema de Gonçalves Dias, Canção do Tamoio ou Canção dos Tamoios não é só um poema, é um hino. Encontram-se muitos textos sobre a Canção dos Tamoios, só que não se encontram explicações do texto. O que exatamente significa o que Gonçalves Dias quis dizer com essa belíssima expressão de sentimentos? Gravei um vídeo em que explico (dentro do meu entender) o que se quis dizer com esse poema. (o vídeo está no final da postagem). A ideia parte do princípio de que o pai fala ao filho como é a vida e como se deve proceder e comportar-se no dia a dia. Frisa que a vida é luta sangrenta (renhida) e constante, ou seja, é preciso trabalhar sempre e permanecer firme diante dos conflitos que surgem dia após dia. A maior parte dos conflitos surge em nós mesmos, por não aceitarmos a contrariedade das nossas ideias e vontades, o que gerara um combate interno ou com outras pessoas, diante disso, que vença o mais forte. Forte não apenas na força física, mas n...

Como ferrar seu chefe

Como ferrar seu chefe Chefes - os chatos. Eles existem e precisam existir, só que nem todos que ocupam o cargo de chefia merecem o cargo que ocupam. Alguns são burros, outros arrogantes, outros incompetentes, outros exigentes e por aí vai. Por outro lado existe o chefe que é legal, compreensivo, ajuda o subordinado no trabalho, dá uma força quando necessário, incentiva etc, só que não é desse tipo que falo e sim do tipo miserável. É certo que você já pensou em ferrar com seu chefinho, mandá-lo para o inferno, jogar a cadeira na cabeça dele ou melhor, ocupar o cargo dele - seria bom né? Para ferrar seu chefe você pode fazer de vários modos, só que é bom não utilizar algum modo que prejudique você. Uma das sugestões é espioná-lo com câmeras escondidas e depois chantageá-lo, só que chantagem é crime, por isso, não vale o empenho. Se você trabalha em alguma empresa privada, preste um concurso e não comente com ninguém. Depois que você passar no concurso e estiver pronto p...

Sexo entre humanos e robôs já é realidade

o futuro já chegou e ele é agora É impossível parar o avanço tecnológico mundial, por mais que os governos (principalmente do Brasil) se esforcem para manter o povo sob as algemas da tirania intelectual e moral, a tecnologia avança e por causa da globalização ela chega a todos os lugares do mundo, aqui no Brasil, inclusive - mesmo que demore mais do que nos outros continentes ou até mesmo no continente norte americano. Os robôs são o futuro, não tem como escapar disso. O relacionamento entre humanos e robôs será uma realidade breve, porque países mais avançados já produzem robôs em série capazes de amar, relacionar-se sexualmente, confortar o "coração" humano. Exemplo disso é Sofhia, das indústrias Henderson. Sofhia é um robô com inteligência artificial capaz de interagir com você como se ela fosse humana, pois sua tecnologia absorve e processa dados conectados a internet, armazenados em nuvem. Além disso, seus "olhos" capturam as expressões humanas, memoriza...