Pular para o conteúdo principal

O Universo Oval

yuri abyaza costa
Mapa 3D do Universo

Antigamente se pensava que a Terra fosse plana e que se o indivíduo navegasse muito, chegaria ao fim do mundo e cairia para fora da Terra. Até aí tudo bem, é o conhecimento que se tinha para a época. Imagine daqui a 5.000 anos, quando as pessoas do futuro estudar as do passado – que seremos nós – eles poderão achar estranho que no século 21 se achava que o universo era plano e não oval, do mesmo modo que achamos estranho que no passado eles acreditavam que a Terra era plana e não esférica. 
Quando Nicolau Copérnico sugeriu a teoria do heliocentrismo, que diz que o Sol fica parado e a Terra gira em torno dele, o que contrariava a teoria do geocentrismo, que dizia que a Terra era o centro e o restante girava em torno dela, Copérnico teve sua teoria refutada, já que a teoria de Aristóteles, do geocentrismo, era a teoria aceita para a época, pois era o que também se compreendia. Eles acreditavam que se a Terra girasse em torno do Sol, os seres que viviam no Planeta ficariam tontos ou não acompanhariam o movimento da Terra, o que indica que eles não pensaram que a Terra era envolvida pela atmosfera, que mantem os seres presos no Planeta e também não tinham pensado na gravidade, que também mantém os seres presos no Planeta. É como colocar um peixe dentro de um saco plástico cheio de água, você pode girar o saco e o peixe gira junto. Isso é muito tranquilo. 
Quando acreditamos em alguma coisa, por ser apenas aquilo que conhecemos e que nos satisfaz, torna-se muito difícil acreditar em algo novo, ainda mais quando não sabemos nada sobre o que é novo e que pode incomodar nossos sentimentos. 
Cientistas da época observavam os astros, acredito que eles viam claramente que os astros eram esféricos. Eles observavam a Lua e viam que ela era esférica, observavam o Sol e viam que ele era esférico, observavam Mercúrio, Vênus, Marte etc e viam que todos aqueles planetas eram esféricos, observavam também o eclipse lunar e viam a sombra da Terra projetada na Lua e com isso concluíam que a Terra só poderia ser esférica. Hoje parece óbvio, mas para a época era uma heresia. 
Para mim é muito estranho pensar que os Planetas, os satélites e muitos corpos celestes são esféricos, que as galáxias são em forma de espiral, que a trajetória dos corpos celestes seja em forma circular e que eles girem em torno deles mesmos e com tudo isso pensar que o Universo possa ser plano ao invés de oval. Mais estranho do que isso é pensar na teoria do Big Bang, que sugere que o Universo surgiu depois da grande explosão e vem se expandindo até quando irá se encolher e voltar a ser o que era antes. É impossível acreditar nessa teoria que inventaram para o surgimento do Universo; a do calor que expande e a do frio que contrai, ou seja, o Universo era super concentrado, por isso, super quente, por isso explodiu e vem se expandindo e se esfriando e quando atingir a temperatura mais baixa voltará a se contrair, por causa da ausência do calor, esquentando conforme se contrai e com isso voltará a se expandir. Acredite nisso quem quiser.
A frustração maior é quando pensamos na geração espontânea, pois é isso o que entendo quando penso na teoria do Big Bang, que o Universo surgiu do nada, só que teria como alguma coisa surgir de algo que não existe? Se tem, então tudo se explica e assim fica fácil explicar qualquer coisa, até mesmo o surgimento de Deus, pois quando se afirma que Deus é o criador de tudo, pode-se afirmar que ninguém criou Deus, pode-se afirmar que Ele surgiu espontaneamente, igual ao Universo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Explicando o poema Canção do Tamoio

Canção do Tamoio ou Canção dos Tamoios O poema de Gonçalves Dias, Canção do Tamoio ou Canção dos Tamoios não é só um poema, é um hino. Encontram-se muitos textos sobre a Canção dos Tamoios, só que não se encontram explicações do texto. O que exatamente significa o que Gonçalves Dias quis dizer com essa belíssima expressão de sentimentos? Gravei um vídeo em que explico (dentro do meu entender) o que se quis dizer com esse poema. (o vídeo está no final da postagem). A ideia parte do princípio de que o pai fala ao filho como é a vida e como se deve proceder e comportar-se no dia a dia. Frisa que a vida é luta sangrenta (renhida) e constante, ou seja, é preciso trabalhar sempre e permanecer firme diante dos conflitos que surgem dia após dia. A maior parte dos conflitos surge em nós mesmos, por não aceitarmos a contrariedade das nossas ideias e vontades, o que gerara um combate interno ou com outras pessoas, diante disso, que vença o mais forte. Forte não apenas na força física, mas n...

Como ferrar seu chefe

Como ferrar seu chefe Chefes - os chatos. Eles existem e precisam existir, só que nem todos que ocupam o cargo de chefia merecem o cargo que ocupam. Alguns são burros, outros arrogantes, outros incompetentes, outros exigentes e por aí vai. Por outro lado existe o chefe que é legal, compreensivo, ajuda o subordinado no trabalho, dá uma força quando necessário, incentiva etc, só que não é desse tipo que falo e sim do tipo miserável. É certo que você já pensou em ferrar com seu chefinho, mandá-lo para o inferno, jogar a cadeira na cabeça dele ou melhor, ocupar o cargo dele - seria bom né? Para ferrar seu chefe você pode fazer de vários modos, só que é bom não utilizar algum modo que prejudique você. Uma das sugestões é espioná-lo com câmeras escondidas e depois chantageá-lo, só que chantagem é crime, por isso, não vale o empenho. Se você trabalha em alguma empresa privada, preste um concurso e não comente com ninguém. Depois que você passar no concurso e estiver pronto p...

Sexo entre humanos e robôs já é realidade

o futuro já chegou e ele é agora É impossível parar o avanço tecnológico mundial, por mais que os governos (principalmente do Brasil) se esforcem para manter o povo sob as algemas da tirania intelectual e moral, a tecnologia avança e por causa da globalização ela chega a todos os lugares do mundo, aqui no Brasil, inclusive - mesmo que demore mais do que nos outros continentes ou até mesmo no continente norte americano. Os robôs são o futuro, não tem como escapar disso. O relacionamento entre humanos e robôs será uma realidade breve, porque países mais avançados já produzem robôs em série capazes de amar, relacionar-se sexualmente, confortar o "coração" humano. Exemplo disso é Sofhia, das indústrias Henderson. Sofhia é um robô com inteligência artificial capaz de interagir com você como se ela fosse humana, pois sua tecnologia absorve e processa dados conectados a internet, armazenados em nuvem. Além disso, seus "olhos" capturam as expressões humanas, memoriza...