Pular para o conteúdo principal

O que eu fazia e hoje todo mundo faz - REINVENTAR-SE

Yuri Abyaza Costa
Reinventar-se é o caminho

Foi mais ou menos em 2010 que comecei a exercer a atividade de consultor (assessor) digital. O trabalho consistia em criar textos, imagens, vídeos, projetos, frases de impacto, responder a internautas, criar site, blog, contas em redes sociais e administrar tudo sozinho. Era o auge da minha carreira, poucos faziam o que eu fazia. Eu determinava o preço do trabalho e trabalhava dentro do melhor horário para mim - de madrugada. Dez anos depois, 2020, o que vejo é que todo mundo faz o que eu fazia e agora não tenho mais nada para fazer nessa área, já que o trabalho se tornou comum a quase todos. Quando percebi que isso aconteceria, parti para outra área, a da construção civil com um produto novo no mercado. Pouco tempo depois muitos faziam o que eu fazia e novamente tudo ficou chato, ultrapassado e obsoleto. 

Então eis que me vejo novamente perdido, em busca de um novo caminho para seguir. É difícil lidar com esses sentimentos de desorientação. Sinto-me um náufrago flutuando sobre o oceano estático e sem bússola ou remos para poder me mexer. O que fazer?

É preciso se preparar para se reinventar todo o tempo, porque uma coisa nova hoje, amanhã já virou passado. 

Outra coisa que me assusta é a rotina. Fico impressionado com as pessoas que conseguem seguir uma rotina diária que elas criaram para si. Fazem isso a vida toda e até hoje não descobri o motivo de ser assim. É da natureza da pessoa seguir a mesma rota, o mesmo caminho, fazer as mesmas coisas repetidamente e nunca usar a imaginação para tentar outras coisas, como sair daquela rota, ver outros caminhos e possibilidades. O espírito desbravador não desperta nos rotineiros e diferentemente dos desbravadores, neles existe a busca constante para nunca estarem na mesma rotina, já que a vida oferece tantas coisas para se fazer, por que fazer uma coisa só? 

Sempre ouço que se faz uma coisa só para no futuro poder se aposentar e ter uma vida confortável. Infelizmente o que ouço não condiz com o que vejo, já que a maioria dos aposentados também vivem na rotina da aposentadoria, que não lhes proporciona a vida que sonharam enquanto rotineiramente executavam suas tarefas exaustivas e extenuantes. Perceba que se cai na rotina mesmo tentando fugir dela! Isso se aplica também aos desbravadores, que rotineiramente vivem em busca de novas emoções ou aventuras que lhes traga sempre uma razão a mais para acordar no dia seguinte. 

Será que a matemática ou a física seria capaz de responder qual o sentido da vida além de viver rotineiramente o dia a dia num "loop" eterno de insatisfação? 

O fato é que necessito me reinventar de novo. Começar a fazer o que poucos fazem para poder novamente viver a vida que sempre pedia a Deus, que é a de não depender da rotina para ser feliz. 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Explicando o poema Canção do Tamoio

Canção do Tamoio ou Canção dos Tamoios O poema de Gonçalves Dias, Canção do Tamoio ou Canção dos Tamoios não é só um poema, é um hino. Encontram-se muitos textos sobre a Canção dos Tamoios, só que não se encontram explicações do texto. O que exatamente significa o que Gonçalves Dias quis dizer com essa belíssima expressão de sentimentos? Gravei um vídeo em que explico (dentro do meu entender) o que se quis dizer com esse poema. (o vídeo está no final da postagem). A ideia parte do princípio de que o pai fala ao filho como é a vida e como se deve proceder e comportar-se no dia a dia. Frisa que a vida é luta sangrenta (renhida) e constante, ou seja, é preciso trabalhar sempre e permanecer firme diante dos conflitos que surgem dia após dia. A maior parte dos conflitos surge em nós mesmos, por não aceitarmos a contrariedade das nossas ideias e vontades, o que gerara um combate interno ou com outras pessoas, diante disso, que vença o mais forte. Forte não apenas na força física, mas n...

Como ferrar seu chefe

Como ferrar seu chefe Chefes - os chatos. Eles existem e precisam existir, só que nem todos que ocupam o cargo de chefia merecem o cargo que ocupam. Alguns são burros, outros arrogantes, outros incompetentes, outros exigentes e por aí vai. Por outro lado existe o chefe que é legal, compreensivo, ajuda o subordinado no trabalho, dá uma força quando necessário, incentiva etc, só que não é desse tipo que falo e sim do tipo miserável. É certo que você já pensou em ferrar com seu chefinho, mandá-lo para o inferno, jogar a cadeira na cabeça dele ou melhor, ocupar o cargo dele - seria bom né? Para ferrar seu chefe você pode fazer de vários modos, só que é bom não utilizar algum modo que prejudique você. Uma das sugestões é espioná-lo com câmeras escondidas e depois chantageá-lo, só que chantagem é crime, por isso, não vale o empenho. Se você trabalha em alguma empresa privada, preste um concurso e não comente com ninguém. Depois que você passar no concurso e estiver pronto p...

Sexo entre humanos e robôs já é realidade

o futuro já chegou e ele é agora É impossível parar o avanço tecnológico mundial, por mais que os governos (principalmente do Brasil) se esforcem para manter o povo sob as algemas da tirania intelectual e moral, a tecnologia avança e por causa da globalização ela chega a todos os lugares do mundo, aqui no Brasil, inclusive - mesmo que demore mais do que nos outros continentes ou até mesmo no continente norte americano. Os robôs são o futuro, não tem como escapar disso. O relacionamento entre humanos e robôs será uma realidade breve, porque países mais avançados já produzem robôs em série capazes de amar, relacionar-se sexualmente, confortar o "coração" humano. Exemplo disso é Sofhia, das indústrias Henderson. Sofhia é um robô com inteligência artificial capaz de interagir com você como se ela fosse humana, pois sua tecnologia absorve e processa dados conectados a internet, armazenados em nuvem. Além disso, seus "olhos" capturam as expressões humanas, memoriza...