O que eu fazia e hoje todo mundo faz - REINVENTAR-SE

Yuri Abyaza Costa
Reinventar-se é o caminho

Foi mais ou menos em 2010 que comecei a exercer a atividade de consultor (assessor) digital. O trabalho consistia em criar textos, imagens, vídeos, projetos, frases de impacto, responder a internautas, criar site, blog, contas em redes sociais e administrar tudo sozinho. Era o auge da minha carreira, poucos faziam o que eu fazia. Eu determinava o preço do trabalho e trabalhava dentro do melhor horário para mim - de madrugada. Dez anos depois, 2020, o que vejo é que todo mundo faz o que eu fazia e agora não tenho mais nada para fazer nessa área, já que o trabalho se tornou comum a quase todos. Quando percebi que isso aconteceria, parti para outra área, a da construção civil com um produto novo no mercado. Pouco tempo depois muitos faziam o que eu fazia e novamente tudo ficou chato, ultrapassado e obsoleto. 

Então eis que me vejo novamente perdido, em busca de um novo caminho para seguir. É difícil lidar com esses sentimentos de desorientação. Sinto-me um náufrago flutuando sobre o oceano estático e sem bússola ou remos para poder me mexer. O que fazer?

É preciso se preparar para se reinventar todo o tempo, porque uma coisa nova hoje, amanhã já virou passado. 

Outra coisa que me assusta é a rotina. Fico impressionado com as pessoas que conseguem seguir uma rotina diária que elas criaram para si. Fazem isso a vida toda e até hoje não descobri o motivo de ser assim. É da natureza da pessoa seguir a mesma rota, o mesmo caminho, fazer as mesmas coisas repetidamente e nunca usar a imaginação para tentar outras coisas, como sair daquela rota, ver outros caminhos e possibilidades. O espírito desbravador não desperta nos rotineiros e diferentemente dos desbravadores, neles existe a busca constante para nunca estarem na mesma rotina, já que a vida oferece tantas coisas para se fazer, por que fazer uma coisa só? 

Sempre ouço que se faz uma coisa só para no futuro poder se aposentar e ter uma vida confortável. Infelizmente o que ouço não condiz com o que vejo, já que a maioria dos aposentados também vivem na rotina da aposentadoria, que não lhes proporciona a vida que sonharam enquanto rotineiramente executavam suas tarefas exaustivas e extenuantes. Perceba que se cai na rotina mesmo tentando fugir dela! Isso se aplica também aos desbravadores, que rotineiramente vivem em busca de novas emoções ou aventuras que lhes traga sempre uma razão a mais para acordar no dia seguinte. 

Será que a matemática ou a física seria capaz de responder qual o sentido da vida além de viver rotineiramente o dia a dia num "loop" eterno de insatisfação? 

O fato é que necessito me reinventar de novo. Começar a fazer o que poucos fazem para poder novamente viver a vida que sempre pedia a Deus, que é a de não depender da rotina para ser feliz. 

 

Comentários

Postagens mais visitadas