Beleza ou conteúdo
Espelho; espelho meu. Existe alguém mais bela do que eu? Lembrando desse conto, recordamos da Rainha Má da Branca de Neve e os Sete Anões, que indagava todos os dias ao seu espelho mágico se havia alguém mais bonita do que ela. Ele (o espelho), por sua vez, negava. Talvez por conhecer apenas uma figura, a da Rainha Má. Um dia surgiu a Branca de Neve e o espelho mudou de opinião.
A Rainha era bonita, ereta, alta, magra, culta, poderosa e rica. A Branca de Neve era o oposto: baixinha, gordinha e pobre. Por que o espelho disse à Rainha que havia outra pessoa mais bonita?
Esse conto nos mostra claramente que a beleza é intrínseca ao espírito. Por dentro, a Branca de Neve era pura alegria. Ela dançava com os anões, corria, pulava, ria, cantava e encantava. Qual pessoa com essas características deixa de ser bela?
A palavra beleza deriva do latim (bellus). É o diminutivo de bom, que tem o sentido irônico e afetivo de bonitinho. É também propriedade daquilo que é belo, que responde a certas exigências de equilíbrio em quem o contempla. Isso é muito pessoal e se traduz na frase: o que é bonito para um, pode não ser para o outro.
A beleza física, igual a uma obra de arte, serve para ser admirada, não por todo o tempo, porque depois de desvendada, torna-se esquecida. É um fardo ser bonito para um público, porque a beleza é alvo e sendo alvo requer responsabilidade, porque cria parâmetros.
Dalai Lama escreveu: case-se com quem você conversa. Talvez ele tenha dito que a beleza do físico acaba, (e não demora muito para isso acontecer) enquanto que a beleza da alma, com o tempo, se aprimora.
Malhando ou não o físico, um dia ele envelhece. A mente, se malhada, rejuvenesce. Um homem jovem e saudável pode preferir as mulheres que o padrão da moda ditou como bonitas. Um homem mais velho, disposto a um relacionamento duradouro pode preferir uma mulher bonita por dentro, já que pretende conviver com ela. Conviver com uma mulher que tenha apenas o físico bonito é difícil, porque outros homens a desejam para si, então o companheiro acaba sofrendo por causa do ciúme. O melhor é ter o equilíbrio, ser bonita por fora e por dentro, só que isso é muito difícil, quase impossível. Outro fator que agrava é o gosto, que é muito pessoal, por isso o conteúdo ainda fala mais alto do que só a beleza física.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário.