A lei é para todos - para o menor de idade, inclusive

Você se lembra da sua infância ou da sua adolescência? Lembra-se que aos dez, quinze, dezessete e dezoito anos você sabia muito bem o que fazia? Pois é, será que o adolescente de dezessete anos e meio, que mata, estupra, destrói o patrimônio público, pratica terrorismo, sequestra etc não sabe o que faz? Será que ele é tão infantil assim que não difere o ato estúpido do ato sensato? Eu acredito que quem acha que o adolescente de dezessete anos e meio ou muito menos, não é capaz de diferenciar isso, ou não teve infância - nasceu velho - ou só pode ser muito mais estúpido do que o adolescente citado.
Já foi dito faz muito tempo: "eduquem os meninos e não será preciso castigar os homens." Se o "menor de idade" não for disciplinado ainda criança, quando ele for um adulto, é que não será disciplinado por ninguém. Alguém pode achar que disciplina é tortura, só que não é, disciplina é ordem, é educação é respeito.
O ser humano, se tirado da sociedade e isolado, retorna à sua raiz animal e igual a um bicho selvagem volta a agir, por isso existem as leis que impõem a ordem, para que a sociedade viva em relativa paz. Se uma camada da sociedade for desprivilegiada com a ordem, é óbvio que a desordem reinará e porá fim à completa ordem social, por isso, todos devem estar submetidos aos princípios da lei, independente da idade que tenham, porque se uma criancinha de dezessete anos estiver livre da ordem social, todas as outras também desejarão estar, e milhares de criancinhas de dezessete anos juntas, formam um exército poderoso, mais poderoso ainda se elas estiverem raivosas por serem contrariadas. A lei tem que ser aplicada para todos, para o menor de idade, inclusive.

Comentários

  1. Nossa! perfeito!,você abordou exatamente o que a nossa sociedade precisa ouvir, temos um exemplo: a menina do blog e facebook Diário de Classe, ela é menor de idade e você percebe a cabecinha estimulante para discernir o que é certo e o que é errado? Pois bem...eu me lembro perfeitamente dos meus 12 anos quando comecei a trabalhar...apesar de ser proibido..e me lembro muito bem o que eu fazia com o dinheiro: entrega a minha mãe! rs. Eu sabia ir e vir, sabia das minhas obrigações e o que era certo ou errado. Se naquela época, sem celular, sem internet, sem computador eu entendia, quem dera agora diante de tanta informação não é? O artigo está perfeito!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

Postagens mais visitadas