Bichinhos de estimação

Nossos bichinhos de estimação são lindos

“(...) quem sabe que o fôlego de vida dos filhos dos homens se dirige para cima, e o dos animais para baixo, para a terra”? Eclesiastes 3:22.
Diz a lenda que nós recolhemos os bichinhos de estimação para cuidar deles, protegê-los, ensiná-los etc. Já pensou que pode ser o contraio? Que eles nos escolhem para cuidar da gente, nos proteger, nos ensinar etc? Tudo é possível.
Lembro-me como se fosse ontem, quando cheguei à casa de um amigo de longa data. Assustei-me quando percebi correr por entre meus pés um bichinho que não pude distinguir de pronto. Era uma cachorrinha minúscula da raça pinscher. O rabo era maior do que ela. Implorei para que meu amigo me doasse a pinscher. Depois de relutar bastante, ele cedeu ao meu apelo. Levei-a para casa, comprei casinha, caminha, ração, vacina, brinquedinhos e tudo o que a minha imaginação idealizou que poderia agradá-la. Na época eu não tinha filhos e minha vida era muito confortável. Passava semanas viajando e sempre levava a Pitica comigo. Ela conheceu todos os lugares que conheci e que antes não conhecia. Moramos na praia por um tempo, ela até aprendeu a surfar. Ia para o trabalho comigo e sempre me alertava de algum perigo. O mais curioso é que quando me surgia uma dúvida, perguntava a ela e pedia que me respondesse sim ou não com um sinal qualquer. Não é que ela sempre me iluminava as ideias!
Hoje dia 08/07/2014 – dia do jogo entre Brasil e Alemanha – a Pitica faleceu. Quinze anos se passaram rápido demais. Sinto que não aproveitei tudo o que poderia aproveitar ao lado dela. Sinto também que exagerei no trabalho e às vezes a deixava apenas me observar e não atendia ao pedido de brincar com ela, sempre pensando que era possível trabalhar mais algumas horas. Agora não tenho mais horas para brincar, porque ela não está mais aqui. Vivemos sob o mesmo teto por todo esse tempo. Ela me ensinou muito, principalmente a enxergar a vida de uma forma alegre. Perceber que um dia o fim chegará, só que enquanto não chega, é preciso viver com alegria, porque o tempo passa rápido e é implacável.
Acabo de chegar do seu enterro, que foi simples e digno de uma amizade sincera e leal e que durou todo esse tempo. Ela permanecerá viva na minha memória para sempre. Adeus Pitica – até nos encontrarmos novamente.


Comentários

Postagens mais visitadas