Pular para o conteúdo principal

Gordura no Fígado

yuri abyaza costa
Gordura no Fígado

Comecei a sentir umas dores do lado direito atrás da costela logo depois de minha filha pular com força várias vezes na mesma região. Fui ao médico, que me pediu um exame de sangue e um ultrassom. O exame de sangue estava dentro da normalidade, já o ultrassom mostrou gordura no fígado grau II. Até aí tudo bem, o difícil foi entender que era hora de mudar a alimentação. Nada de fritura, gordura, óleo, sorvete, azeite, queijo, maionese, bacon, churrasco, cerveja, vinho e tudo o que é muito gostoso. Apenas verduras, frutas, legumes, comida integral e tudo o que tem sabor ruim. Sabor, apenas, porque o benefício é ótimo. Depois de algumas semanas fazendo dieta, consegui perder alguns quilos, o que atende à recomendação médica, pois é necessário perder gordura corporal para perder também a gordura "presa" ao fígado. 
O ultrassom também mostrou que meu fígado é aumentado. Isso eu já sabia, pois tinha feito uma ultrassonografia há 15 anos atrás e o resultado foi o mesmo, bem como a pergunta do médico: "você bebe"? O fígado aumentado herdei do meu pai, que teve ao mesmo tempo icterícia, hepatite e uma outra "coisa" grave que não me lembro. 
Era de se esperar que meu organismo manifestasse alguma deficiência, pois tinha consciência de que não andava me alimentando bem. "Somos produto do que comemos", já dizia meu pai - ele estava certo. 
O que ainda não cortei foi o café com açúcar, pois não da para cortar tudo de uma só vez, nem é bom fazer isso, porque seu organismo está habituado a um ritmo e se a mudança é brusca o organismo também sente. 
O que descobri é que milhares de pessoas sofrem do mesmo problema e nem fazem ideia disso, pois na maioria dos casos a gordura no fígado não manifesta sintoma algum, por isso é bom fazer um check-up uma vez por ano. 
Outra coisa interessante sobre gordura no fígado, é que não existe um consenso entre os médicos, pois não se tem certeza de qual é a causa disso. Eu acredito que seja emocional, pois, segundo um vizinho, que é homeopata, o fígado manifesta a raiva, o sentimento de impotência, a decepção e até mesmo a tristeza. Concordo com ele, pois tenho vontade de melhorar o meus pais, de fortalecer a economia, de ver as pessoas felizes, consumindo produtos, passeando, viajando, trocando de carro etc, só que não posso fazer nada em relação a isso, pois acima de mim existe uma muralha intransponível que me impede de fazer todas essas coisas. Resultado: gordura no fígado. 
É claro que espero me recuperar e voltar a ter uma vida normal (não que a vida que estou levando não seja normal, é, só que cheia de regras novas). Quero me habituar a nova alimentação, que tem me feito bem, pois durmo e acordo melhor, sinto-me mais leve e mais tranquilo, 
Se você considerar a coxinha da padaria (farinha de trigo, óleo quente e tempero com pimenta do reino), a pizza de final de semana (farinha de trigo junto de um monte de ingredientes super calóricos), o sorvete durante aquele calor que tem feito ultimamente (gordura com açúcar), o refrigerante (água com açúcar, corante e gás carbônico) a cerveja (milho fermentado) e outras comidas do dia a dia, tenho certeza que irá refletir sobre sua alimentação e melhorar seu hábito alimentar, cortando de sua dieta uma série de coisas que lhe fazem mal. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Explicando o poema Canção do Tamoio

Canção do Tamoio ou Canção dos Tamoios O poema de Gonçalves Dias, Canção do Tamoio ou Canção dos Tamoios não é só um poema, é um hino. Encontram-se muitos textos sobre a Canção dos Tamoios, só que não se encontram explicações do texto. O que exatamente significa o que Gonçalves Dias quis dizer com essa belíssima expressão de sentimentos? Gravei um vídeo em que explico (dentro do meu entender) o que se quis dizer com esse poema. (o vídeo está no final da postagem). A ideia parte do princípio de que o pai fala ao filho como é a vida e como se deve proceder e comportar-se no dia a dia. Frisa que a vida é luta sangrenta (renhida) e constante, ou seja, é preciso trabalhar sempre e permanecer firme diante dos conflitos que surgem dia após dia. A maior parte dos conflitos surge em nós mesmos, por não aceitarmos a contrariedade das nossas ideias e vontades, o que gerara um combate interno ou com outras pessoas, diante disso, que vença o mais forte. Forte não apenas na força física, mas n...

Como ferrar seu chefe

Como ferrar seu chefe Chefes - os chatos. Eles existem e precisam existir, só que nem todos que ocupam o cargo de chefia merecem o cargo que ocupam. Alguns são burros, outros arrogantes, outros incompetentes, outros exigentes e por aí vai. Por outro lado existe o chefe que é legal, compreensivo, ajuda o subordinado no trabalho, dá uma força quando necessário, incentiva etc, só que não é desse tipo que falo e sim do tipo miserável. É certo que você já pensou em ferrar com seu chefinho, mandá-lo para o inferno, jogar a cadeira na cabeça dele ou melhor, ocupar o cargo dele - seria bom né? Para ferrar seu chefe você pode fazer de vários modos, só que é bom não utilizar algum modo que prejudique você. Uma das sugestões é espioná-lo com câmeras escondidas e depois chantageá-lo, só que chantagem é crime, por isso, não vale o empenho. Se você trabalha em alguma empresa privada, preste um concurso e não comente com ninguém. Depois que você passar no concurso e estiver pronto p...

Sexo entre humanos e robôs já é realidade

o futuro já chegou e ele é agora É impossível parar o avanço tecnológico mundial, por mais que os governos (principalmente do Brasil) se esforcem para manter o povo sob as algemas da tirania intelectual e moral, a tecnologia avança e por causa da globalização ela chega a todos os lugares do mundo, aqui no Brasil, inclusive - mesmo que demore mais do que nos outros continentes ou até mesmo no continente norte americano. Os robôs são o futuro, não tem como escapar disso. O relacionamento entre humanos e robôs será uma realidade breve, porque países mais avançados já produzem robôs em série capazes de amar, relacionar-se sexualmente, confortar o "coração" humano. Exemplo disso é Sofhia, das indústrias Henderson. Sofhia é um robô com inteligência artificial capaz de interagir com você como se ela fosse humana, pois sua tecnologia absorve e processa dados conectados a internet, armazenados em nuvem. Além disso, seus "olhos" capturam as expressões humanas, memoriza...