Gordura no Fígado

yuri abyaza costa
Gordura no Fígado

Comecei a sentir umas dores do lado direito atrás da costela logo depois de minha filha pular com força várias vezes na mesma região. Fui ao médico, que me pediu um exame de sangue e um ultrassom. O exame de sangue estava dentro da normalidade, já o ultrassom mostrou gordura no fígado grau II. Até aí tudo bem, o difícil foi entender que era hora de mudar a alimentação. Nada de fritura, gordura, óleo, sorvete, azeite, queijo, maionese, bacon, churrasco, cerveja, vinho e tudo o que é muito gostoso. Apenas verduras, frutas, legumes, comida integral e tudo o que tem sabor ruim. Sabor, apenas, porque o benefício é ótimo. Depois de algumas semanas fazendo dieta, consegui perder alguns quilos, o que atende à recomendação médica, pois é necessário perder gordura corporal para perder também a gordura "presa" ao fígado. 
O ultrassom também mostrou que meu fígado é aumentado. Isso eu já sabia, pois tinha feito uma ultrassonografia há 15 anos atrás e o resultado foi o mesmo, bem como a pergunta do médico: "você bebe"? O fígado aumentado herdei do meu pai, que teve ao mesmo tempo icterícia, hepatite e uma outra "coisa" grave que não me lembro. 
Era de se esperar que meu organismo manifestasse alguma deficiência, pois tinha consciência de que não andava me alimentando bem. "Somos produto do que comemos", já dizia meu pai - ele estava certo. 
O que ainda não cortei foi o café com açúcar, pois não da para cortar tudo de uma só vez, nem é bom fazer isso, porque seu organismo está habituado a um ritmo e se a mudança é brusca o organismo também sente. 
O que descobri é que milhares de pessoas sofrem do mesmo problema e nem fazem ideia disso, pois na maioria dos casos a gordura no fígado não manifesta sintoma algum, por isso é bom fazer um check-up uma vez por ano. 
Outra coisa interessante sobre gordura no fígado, é que não existe um consenso entre os médicos, pois não se tem certeza de qual é a causa disso. Eu acredito que seja emocional, pois, segundo um vizinho, que é homeopata, o fígado manifesta a raiva, o sentimento de impotência, a decepção e até mesmo a tristeza. Concordo com ele, pois tenho vontade de melhorar o meus pais, de fortalecer a economia, de ver as pessoas felizes, consumindo produtos, passeando, viajando, trocando de carro etc, só que não posso fazer nada em relação a isso, pois acima de mim existe uma muralha intransponível que me impede de fazer todas essas coisas. Resultado: gordura no fígado. 
É claro que espero me recuperar e voltar a ter uma vida normal (não que a vida que estou levando não seja normal, é, só que cheia de regras novas). Quero me habituar a nova alimentação, que tem me feito bem, pois durmo e acordo melhor, sinto-me mais leve e mais tranquilo, 
Se você considerar a coxinha da padaria (farinha de trigo, óleo quente e tempero com pimenta do reino), a pizza de final de semana (farinha de trigo junto de um monte de ingredientes super calóricos), o sorvete durante aquele calor que tem feito ultimamente (gordura com açúcar), o refrigerante (água com açúcar, corante e gás carbônico) a cerveja (milho fermentado) e outras comidas do dia a dia, tenho certeza que irá refletir sobre sua alimentação e melhorar seu hábito alimentar, cortando de sua dieta uma série de coisas que lhe fazem mal. 

Comentários

Postagens mais visitadas