Pular para o conteúdo principal

Foto do General Miguel Costa escolhida para ser colorizada

O designer gráfico Aozora e o estudante de relações internacionais #GustavoCapelli, solicitaram ao jornalista Yuri Abyaza Costa uma foto do avô, General Miguel Costa, para que fosse colorizada. A foto solicitada era específica e tinha que ser enviada em formato "bem grande". O pedido foi atendido. A tal foto específica foi registrada em dezembro de 1924, em Santa Cruz, Catanduvas, Paraná, quando o major de Polícia recebeu das mãos do Marechal Isidoro Dias Lopes as estrelas de General Revolucionário.

Motivos:
O que motivou os jovens entusiastas do General Miguel Costa foi:
1) "a admiração por tão importante figura do Brasil, hoje relativamente esquecida por um sistema educacional decadente".
2) "a restauração de um bem histórico brasileiro, algo que deveria ser o mínimo a se esperar de um governo que se importa com sua história, mas que infelizmente não o faz, e assim nos sentimos obrigados a fazer por nós mesmos este trabalho". - afirmaram os jovens.

Relatos: 
"Saiba que ele é um herói de padrão tão alto que deveria ter um quadro assim em todo quartel em São Paulo e em Brasília. Nosso herói, eterno chefe e defensor do mais fraco, o grande general Miguel Costa. Olha, eu sou paulista, nosso Estado tem uma dívida tão grande com sua família, que isso pode ser uma parte ínfima do pagamento e que algum dia, possamos pagar o que realmente merecem" - continuaram os jovens brasileiros de alma e carne.

Resposta:
"Imagina. O que minha família fez foi por ideal, sem esperar nada em troca, não foi para interesse pessoal, foi para interesse coletivo - respondeu Yuri Abyaza Costa.

Conclusão:
Isso nos mostra que vale a pena defender um ideal e em alguns casos, dar a vida por ele.  Arthur Schopenhauer disse que o reconhecimento vem mesmo depois de sessenta anos da morte do autor, o que confere a verdade, pois o General Miguel Costa faleceu em 1959 e no ano de 2019 fará sessenta anos do seu falecimento e assim o seu reconhecimento.

O mais importante:
Disso tudo foi a preservação da história, que Yuri Abyaza Costa manteve, continuando o trabalho do seu pai, Miguel Costa Junior. É fundamental preservar a história, a memória material e imaterial. Por exemplo, se o acervo do extinto Museu do Rio de Janeiro tivesse sido digitalizado e armazenado na nuvem, ao menos teríamos a memória imaterial, só que os pensamentos sobre isso são raros e, talvez, por isso, nada é praticado a favor da preservação da história - lamentável.

General dos olhos de aço:
Como era conhecido Miguel Costa, por causa do olhar calmo e fulminante, que combinava com sua voz metálica, foi entre todos o maior. O único oficial de polícia do mundo (destaca-se #políciamilitardesaopaulo) a comandar grandes unidades do Exército e o único a comandar a maior marcha militar da história do planeta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Explicando o poema Canção do Tamoio

Canção do Tamoio ou Canção dos Tamoios O poema de Gonçalves Dias, Canção do Tamoio ou Canção dos Tamoios não é só um poema, é um hino. Encontram-se muitos textos sobre a Canção dos Tamoios, só que não se encontram explicações do texto. O que exatamente significa o que Gonçalves Dias quis dizer com essa belíssima expressão de sentimentos? Gravei um vídeo em que explico (dentro do meu entender) o que se quis dizer com esse poema. (o vídeo está no final da postagem). A ideia parte do princípio de que o pai fala ao filho como é a vida e como se deve proceder e comportar-se no dia a dia. Frisa que a vida é luta sangrenta (renhida) e constante, ou seja, é preciso trabalhar sempre e permanecer firme diante dos conflitos que surgem dia após dia. A maior parte dos conflitos surge em nós mesmos, por não aceitarmos a contrariedade das nossas ideias e vontades, o que gerara um combate interno ou com outras pessoas, diante disso, que vença o mais forte. Forte não apenas na força física, mas n...

Como ferrar seu chefe

Como ferrar seu chefe Chefes - os chatos. Eles existem e precisam existir, só que nem todos que ocupam o cargo de chefia merecem o cargo que ocupam. Alguns são burros, outros arrogantes, outros incompetentes, outros exigentes e por aí vai. Por outro lado existe o chefe que é legal, compreensivo, ajuda o subordinado no trabalho, dá uma força quando necessário, incentiva etc, só que não é desse tipo que falo e sim do tipo miserável. É certo que você já pensou em ferrar com seu chefinho, mandá-lo para o inferno, jogar a cadeira na cabeça dele ou melhor, ocupar o cargo dele - seria bom né? Para ferrar seu chefe você pode fazer de vários modos, só que é bom não utilizar algum modo que prejudique você. Uma das sugestões é espioná-lo com câmeras escondidas e depois chantageá-lo, só que chantagem é crime, por isso, não vale o empenho. Se você trabalha em alguma empresa privada, preste um concurso e não comente com ninguém. Depois que você passar no concurso e estiver pronto p...

Sexo entre humanos e robôs já é realidade

o futuro já chegou e ele é agora É impossível parar o avanço tecnológico mundial, por mais que os governos (principalmente do Brasil) se esforcem para manter o povo sob as algemas da tirania intelectual e moral, a tecnologia avança e por causa da globalização ela chega a todos os lugares do mundo, aqui no Brasil, inclusive - mesmo que demore mais do que nos outros continentes ou até mesmo no continente norte americano. Os robôs são o futuro, não tem como escapar disso. O relacionamento entre humanos e robôs será uma realidade breve, porque países mais avançados já produzem robôs em série capazes de amar, relacionar-se sexualmente, confortar o "coração" humano. Exemplo disso é Sofhia, das indústrias Henderson. Sofhia é um robô com inteligência artificial capaz de interagir com você como se ela fosse humana, pois sua tecnologia absorve e processa dados conectados a internet, armazenados em nuvem. Além disso, seus "olhos" capturam as expressões humanas, memoriza...