Não tenha medo de viver - o que ouvir e o que falar
"a vida é luta renhida que aos fracos abate e que aos fortes só pode exaltar" |
Não sei como um ser tão puro e inocente igual a uma criança pode se transformar em um monstro cruel e sanguinário quando cresce. Tem algo errado nisso. O que será?
INTRODUÇÃO
Sempre pensei em filhos. Não sabia como era até que me tornei pai. Em meus pensamentos pedia a Deus que se me fizesse pai, que a mãe fosse parecida comigo – parecida no sentido espiritual e intelectual, pois a única coisa que o ser humano tem de valor é o espírito e a mente. Também pedi a Deus que se me fizesse pai, que fosse de uma mãe letrada, alegre e que soubesse e gostasse de cozinhar.
Assim se fez.
Todos os pais morrem um dia e muitos nada falam para seus filhos. Alguns nada falam por não terem nada a dizer, outros por acharem que viverão para sempre. Eu sei que não viverei para sempre e sei que tenho algo a dizer, por isso escrevo.
Vejo que o corpo é só uma extensão do cérebro, que por sua vez é usado como ferramenta para levar para dentro do corpo as substâncias e as sensações externas, assim é possível experimentar as coisas do meio em que estamos. É muito curiosa a ação do cérebro: sozinho é uma massa inútil; junto com o corpo, torna-se poderoso.
As portas por onde entram as coisas vindas do meio externo são os olhos, ouvidos, o nariz a boca e as mãos. Ao captar as informações o cérebro consegue juntar os dados necessários para processar as diferentes aprendizagens. As informações ficam armazenadas na memória e assim é possível distinguir as coisas que devem ser feitas e as que não devem, para garantir a sobrevivência. O cérebro e o corpo são muito importantes, por isso, cuide dos dois, porque o cérebro usa o corpo para se transportar de um lugar para outro.
Um corpo debilitado deixa o cérebro à mercê das informações que são levadas até ele. Um corpo saudável pode buscar as informações onde desejar, o que se torna uma forma de independência. Um precisa do outro. Com o tempo, o corpo envelhece. O cérebro, se bem estimulado, rejuvenesce.
Não tenho a mínima ideia de como será o futuro da minha filha. Não sei se viveremos juntos. Se a amarei para sempre, ou se ela me amará. Não sei se morará conosco até seguir a própria vida. Não sei
no que se transformará. O que sei é que ela receberá informações desde a infância. Elas ficarão gravadas no seu subconsciente e um dia lhe servirão.
As pessoas podem ser muito cruéis. Um dia ela entenderá que se não fizermos por nós, ninguém fará.
Há pessoas que ainda desconhecem isso, é preciso que saibam dessas coisas para que não se tornem vítimas de seres que vivem em função do suor alheio.
A maioria dos pais não quer que os filhos sofram o que eles sofreram. Ao invés de lhes ensinar como se preparar para a vida – que é a melhor forma de evitar sofrimentos futuros – entregam-lhes presentes, enganando-os com produtos que só lhes tiram a fibra. Não fazem o certo, que é ensinar aos filhos uma forma de se defender das ações das pessoas ruins, que são muitas e estão em toda a parte.
O que vai encontrar neste livro é apenas um apanhado geral do pouco que aprendi e que foi útil e aqui registrei. Não sei quanto tempo viverei, por isso, dedico-lhe este livro, milha filha. Caso um dia esteja longe de mim e deseje ouvir um pouco daquilo que certamente eu lhe diria, abra este livro e encontrará um pouco de mim, assim estaremos sempre juntos. Espero que goste do que vai ler nestas páginas.
Quando sentir a necessidade de ouvir palavras de conforto ou de esclarecimento, retorne a leitura deste livro, talvez encontre aqui o que procura ou o que precisa saber para encontrar.
Boa leitura.
PESSOAS
Quase todas as pessoas nascem do resultado de uma relação sexual entre um homem e uma mulher. Nem sempre essa relação é fruto do amor. Algumas vezes é fruto da estupidez, do despreparo, da ignorância, da violência etc. Você não, você foi fruto do amor.
Nem todos os bebês nascem inocentes. Enquanto são gerados no ventre materno, absorvem dos pais e do meio em que estavam as informações que contribuirão para a formação do seu caráter. Conheça a história das pessoas, certifique-se do caráter daqueles com quem irá conviver, para não deixar que se aproveitem de você, nem que te conduzam por caminhos que poderão lhe prejudicar.
Pode ser que um dia lhe desafiem a fazer o que não quer, ou até mesmo a fazer algo que poderá colocar a sua vida em perigo, ou a de seus familiares, ou a vida de outras pessoas que também lhe desejam o bem. Desafio não é só provar aos outros que você também pode fazer o que outros fizeram. Quem lhe desafiar a fazer o que o seu coração diz para que não faça apenas lhe inveja e lhe deseja o mau. Só por esse motivo ou outros mais sórdidos é que tais pessoas colocarão você à prova. Saiba que não é preciso provar nada a ninguém, nem ceder a nenhum desafio tolo. Os verdadeiros desafios serão para o seu próprio bem e devem partir só de você, nunca dos outros. Viva a sua vida. Lembre-se que o ser humano é apenas mais uma espécie entre tantas outras que habitam o planeta Terra. Mesmo que alguns afirmem que o ser humano é especial por ter inventado tantas coisas. Afinal muito do que existe foi copiado da natureza, ou copiado dos povos mais antigos, esses sim inventaram muitas coisas.
Como o humano inventou a eletricidade? Ela já existia, antes mesmo do planeta terra existir. O ser humano apenas se aproveita dela e de tudo mais que existe na natureza e fora dela. Como o humano desenvolveu essa habilidade? Pela necessidade de sobreviver, já que em seu corpo não existe proteção que possa defendê-lo das intempéries. Essa é a razão do humano ter desenvolvido o cérebro. Por isso, o que temos é apenas a capacidade de desenvolver ferramentas que facilitam nossas vidas, conforme as nossas necessidades e interesses.
Para a maioria dos seres humanos quase tudo pode ser resumido à vaidade. O egocentrismo é a linguagem universal. Para muitos, se quiser agradar, basta elogiar a pessoa por alguma atitude que ela tenha tomado. Nunca elogie só para bajular. Ao receberem um elogio as pessoas tendem a lhe tratar de um modo melhor, depois de ouvir o que querem ouvir. E assim o ego se infla e a pessoa que se sente valorizada encontra um aliado em quem a elogiou.
Evite mostrar os pontos em que as pessoas podem melhorar, porque isso pode gerar concorrência para ela e para você. A pessoa pode reagir negativamente ao imaginar que não é capaz o suficiente, pode ver em você uma concorrente e até mesmo uma pessoa inimiga. Evite corrigir o inimigo, principalmente quando ele estiver errando. Sim! Não se esqueça que as pessoas podem ser muito mais egoístas e centralizadoras do que você imagina.
Em outros casos, quanto mais alguns possuem, mais querem. Um bom exemplo disso pode ser a busca pelo conhecimento – uma característica natural do desenvolvimento de cada um de nós. Por isso expandimos tanto e expandiremos muito mais. O cérebro não se cansa de conhecer e de aprender - o nome disso é esperança e nem sempre é boa ou faz bem.
Essa busca pelo conhecimento vai aos poucos fazendo do humano uma espécie mais inteligente, que busca ampliar os conhecimentos. Ao mesmo tempo, isso pode gerar distúrbios de comportamento, quando a pessoa se ilude a ponto de querer atingir a sabedoria plena a todo custo. Por enquanto, a sabedoria plena é apenas um sonho. Pode ser que um dia se torne realidade, pelo acumulo das informações conquistadas ao longo dos milênios. Embora eu acredite que, um único homem, jamais acumulará todo o conhecimento existente em seu cérebro – nem creio que disponha de tempo para tanto. Tudo isso não passa de vaidades.
Existem também as pessoas que não se importam com o conhecimento. A vaidade delas está contida em outras áreas. Algumas cultuam o corpo, dedicam grande parte do tempo na modelagem dos músculos e fazem disso a razão da própria existência. Muitos consomem excessivamente produtos químicos criados ao custo da saúde coletiva, pois sua confecção é altamente poluente, o que prejudica ainda mais a vida no planeta Terra. Cultuar somente o corpo e usar isso como uma forma doentia para chamar a atenção e ganhar destaque no contexto social pode ser apenas um subterfúgio para alguns que desejam somente a visibilidade de milhares de pessoas, mesmo sabendo que jamais seriam notados se não tivessem um corpo notável e que serão descartados tão logo seu corpo mude com o processo natural de envelhecimento.
Além desses, existem aqueles que encontram no dinheiro a razão da existência – o dinheiro compra tudo. Funciona igual a um imã poderoso que atrai para si as coisas que estão além do seu alcance. Isso é muito ruim, pois não se pode filtrar o que o dinheiro atrai. Quando se possui muito dinheiro, é preciso se conscientizar que a sua volta gravitarão todos os tipos de pessoas. Desde aquelas que querem se aproveitar do seu dinheiro, quanto àquelas que querem ter a sua vida.
Há pessoas que fazem parte de uma grande massa de preguiçosos dispostos à absoluta servidão, são perfeitos bajuladores desprovidos de respeito próprio. São traidores profissionais que na primeira oportunidade destruirão a vida dos outros para se apoderar de uma fortuna, para esbanjarem perdulariamente como se tivessem acumulado toda aquela riqueza material com dignidade. Quando por fraqueza de caráter se acovardam por trás de sua ínfima existência, oferecem-se como escravos, vendem a ideia de que são amigos leais e apoiadores de sua causa, só que não passam de mentirosos ladravazes. São oportunistas traiçoeiros à espera de uma presa fácil para que se abra diante de seus olhos esbugalhados de mesquinhez patética a oportunidade de se aproveitar da fragilidade alheia. Se perceberem uma só fraqueza de sua vítima endinheirada, destilarão veneno por suas línguas peçonhentas, criarão as mais repugnantes intrigas com o poder de desmoronar, em um só dia, toda uma vida de trabalho duro. Concluído o plano traiçoeiro e mesquinho, tripudiam sobre a vítima, cuspindo o ódio que carregam em seus corações empedernidos de inveja e mesquinhez. Rolam sobre a desgraça alheia igual a porcos que se lambuzam de lama fedorenta. Privados de outros recursos, senão a ganância de saciar a loucura indômita, arrancam as máscaras e se revelam os carniceiros que sempre foram.
É preciso muito cuidado para permitir que pessoas assim se aproximem de você. A intenção deles é fazer com que ceda terreno para que eles avancem e você fique em um beco sem saída. Deixe que se aproximem alimentando neles a esperança do lucro fácil, sugue tudo o que lhes puder sugar e quando
estiverem cambaleando sobre o abismo da cegueira, alimentados pela própria ganância, deixe que se esborrachem no fundo do abismo que eles mesmos cavaram.
Também há muitas pessoas que já nascem com disfunções orgânicas, que lhes causam alguma doença mental, como a psicopatia. Pessoas assim sentem dificuldade de administrar os sentimentos e de perceber a sutileza ou se sensibilizarem com o que está ao seu entorno. Sem a qualificação para praticar o amor, transformam o que podem em intrigas e ódio. Alguns sociopatas, por exemplo, são afetados pela megalomania, pessoas que decidem impor suas ideias por julgá-las melhores, enquanto ignoram as ideias e as vontades das outras pessoas.
Doentes que se esforçam para fazer com que os outros se desentendam e até se matem, pois são desprovidos de uma saúde perfeita, são tão incapazes de compreender o amor quanto de amar.
É preciso que saiba conhecer e reconhecer os diferentes tipos de pessoas e nunca menospreze a capacidade de todas as pessoas, tanto para fazer o bem quanto para fazer o mal.
Durante sua vida, em diferentes momentos, conhecerá diversos grupos de pessoas, alguns poderão até fazer parte de toda a sua caminhada, outros ficarão pelo caminho, perdidos em suas recordações, de outros nem mesmo se recordará. O importante é que se mantenha firme, que respeite a todos da mesma forma, que saiba defender sua identidade e se fazer respeitar.
Seja uma pessoa autêntica quando for necessário, sempre esteja pronta para aprender e para ensinar, pois de tudo que viver restará apenas o seu aprendizado.
AMIZADE
As amizades começam durante a infância. Depois que se ingressa na adolescência as amizades podem
se tornar concorrências, porque o corpo muda e os hormônios entram em ebulição. É nessa fase que para muitos começam as disputas e a degradação do ser humano.
Você encontrará diferentes tipos de amizades, algumas se manterão apenas por interesse. Isso acontecerá por causa das trocas que agradam a ambos. Uma boa conversa, por exemplo, ou ainda por não enxergar em si o que vê em outra pessoa – beleza, inteligência, bom humor etc. Então é natural que algumas amizades se mantenham por terem algo de bom para oferecer e receber.
Geralmente, são difíceis as amizades quer seja entre homens e mulheres ou do mesmo gênero, pois as intenções carnais rondam os pensamentos de ambos os gêneros a todo instante. Mantenha-se distante das pessoas que não possuírem o caráter forte o suficiente para permanecerem dignos e transparentes. Não se esqueça que os seres humanos também são animais que fazem qualquer coisa para sobreviver ou para escapar de suas responsabilidades, por isso fique sempre alerta.
Muitas pessoas só são corajosas quando não estão sozinhas, quando estão armadas ou até que apareça alguém mais corajoso, por tanto, nunca confie totalmente na coragem de ninguém a ponto de depender somente dela, ainda que a julgue ser a melhor das amizades que possa existir. Evite o heroísmo, deixe isso para os tolos e idealistas.
Lembre-se que a sua vida está entre o seu nascimento e a sua morte. Você viverá durante o tempo que está entre esses dois extremos. Poderá fazer tudo o que deseja – só que terá que arcar com as consequências de tudo aquilo que fizer.
Muitas pessoas se aproximarão em busca de sua amizade, para isso poderão dizer palavras agradáveis, tudo o que você quer ouvir, principalmente quando o cansaço ou as dificuldades lhe desorientar. É preciso cuidado para não perder o equilíbrio quando isso acontecer. Não se deixe conduzir por palavras inúteis de bajulação ou de comparação entre a sua vida e a vida de outras pessoas. É impossível viver as mesmas situações de forma totalmente idênticas, porque cada acontecimento que envolve a vida de cada ser vivo é único, preserve sua autenticidade.
Quando os elogios duvidosos chegarem aos seus ouvidos, certifique-se das reais intenções, pois muitos têm a intenção somente de se aproveitar das pessoas – igual às feras que arrastam suas presas para um covil, e após satisfazerem seus instintos mais ferozes, abandonam a carcaça da vítima mutilada que já experimentaram e saem em busca de sabores diferentes. São seres iludidos, pois o verdadeiro sabor está dentro do cérebro. Um dia você entenderá o que digo. Até lá, é preciso que tenha cautela, pessoas assim fazem de tudo para atrair suas vítimas, são capazes até de sacrificar as próprias crenças ou se transformarem em pessoas que jamais seriam, igual a atores que interpretam vários personagem sobre o palco.
Geralmente, pessoas doentes e obcecadas estudam o comportamento da vítima, analisam as fraquezas, a rotina, e tudo quanto puderem, até concluir um banco de dados sobre a pessoa que será seu próximo alvo, premeditadamente atacam pela segurança que sentem. São amizades falsas que se comportam exatamente como a vítima gostaria que se comportassem. Alguns podem criar uma identidade de camaleão poeta, até elaborar as mais doces palavras de amor que a limitada e distorcida imaginação lhes permitirem criar. Estarão Sempre à espreita, escondidos atrás da máscara da mentira e envoltos sob a capa de veleidades, prontos para te iludir e depois coagir, não apenas pela própria necessidade de se atestarem, mas também pela necessidade de se sentirem inseridos em um ambiente falso. Cabe a você não permitir que pessoas assim se aproximem com a promessa de amizade sincera e que se transformem em algozes que destilam puro egocentrismo em busca de mais um troféu, que apenas será uma lembrança empoeirada na prateleira de doentia e desolada memória.
Procure construir e manter suas amizades com muita prudência, somente o tempo lhe ajudará a discernir e a conhecer melhor as pessoas, somente depois de algumas décadas que você poderá afirmar que tipo de amizades você deseja manter por perto e quais serão apenas temporárias, e quando isso acontecer, entenderá que tudo muda, as amizades, inclusive, perceberá que somente a mudança permanecerá constante em seu caminhar - e já que tudo e todos mudam, não é estranho que você também mude.
AMOR
A palavra amor significa muitas coisas, pode significar até “com o mesmo sentido”. A interpretação desta palavra é bastante ampla. Amar compreende também o ato de se doar, que é a mais nobre das ações. O amor é tão elevado que está muito distante da compreensão da maioria dos homens e mulheres. Pode ser o desprendimento pelos bens materiais e a concessão da própria existência em benefício da felicidade de outra pessoa ou de outros seres.
O amor também está no trabalho que se realiza. Se feito com amor, conclui-se uma obra próxima da perfeição, o que pode deixar feliz todos que a contemplarem. A sociedade seria perfeita se todos os homens e mulheres soubessem amar. Se abdicassem da própria felicidade em função do bem comum, infelizmente, ainda estamos muito longe disso.
Quando amamos alguém e queremos essa pessoa por perto, necessitamos nos esforçar para atraí-la, para conquistá-la com a sabedoria, nobreza de espírito, elevação da dignidade. Em alguns casos, pode ser que a pessoa que desejamos por perto não esteja preparada para receber e absorver o que lhe é oferecido. Isso acontece porque cada pessoa tem seu tempo de amadurecimento. Nem sempre todos adquirem a experiência e o amadurecimento necessários que os tornem habilitados para compreender as ações que lhe são dirigidas. Por isso, antes de se permitir amar outro ser, em primeiro lugar, é preciso que se concentre em você, para que se conheça realmente. Só assim será capaz de administrar com prudência os seus sentimentos.
Depois de se aprofundar em sua própria existência, poderá compreender com mais facilidade a sua origem e se harmonizará com a educação que recebeu, com a família em que nasceu, com os pais que têm e com todos os seus antecessores. Isso é um círculo que só irá girar na sua vida quando você se permitir toda essa compreensão e harmonia com sua própria história.
Você pode começar aceitando que na vida não existem acertos nem erros, existem apenas ações que cometemos que agradam e que desagradam. Muitas vezes em sua vida você cometerá ações que irão desagradá-la. Sentir-se-á arrependida pela ação cometida. Terá vontade de rasgar o rosto ou de se esconder até que todos se esqueçam do que fez, para que possa voltar como se nada tivesse acontecido.
Saiba que tudo o que é interpretado como um erro, no fim, pode se transformar em um acerto. Pois, em sua memória ficará gravada a ação constrangedora e essa memória lhe impedirá de repetir a ação constrangedora, livrando-lhe futuramente de algum apuro em que possa se colocar.
O ciúme nada tem a ver com o amor, pode se desenvolver por uma deficiência de caráter que leva à insegurança, que revela somente a fraqueza de espírito e até mesmo a insatisfação pessoal e a imaturidade de um ser.
A grande maioria quer se projetar na sociedade e por isso invejam aqueles que conseguem algum destaque. Se você gostar de alguém e perceber ciúme, afaste-se, porque nenhuma prova de confiança que lhe der será suficiente para acalmar sua fúria, já que o distúrbio está nela, nunca haverá formas de provar seus sentimentos, porque na pessoa ciumenta não há a capacidade necessária para que ela se sinta segura com o sucesso de outras pessoas ao seu redor.
Não existe satisfação maior do que a própria liberdade, nunca deixe que lhe tirem isso.
Acometido pelo ciúme, a pessoa não percebe a proporção de suas ações que podem se tornar uma ameaça constante e causar grandes males. Pode querer se apropriar de sua liberdade e até mesmo lhe tirar a vida, já que o sentimento de propriedade sobre o outro cria a cegueira incontrolável, que fica imersa em ódio por si mesma, apenas por não ter toda a atenção da pessoa que acredita amar voltada só para ela. O que é isso, senão a representação nítida de algum distúrbio emocional?
Evite se relacionar com pessoas pela aparência externa, concentre-se primeiro em descobrir quem são seus familiares, se naquela família houve casos de agressão ou de insanidade e, principalmente, antes de achar que está amando, volte os pensamentos para seu interior e procure ter a certeza de que isso não passa de carência ou fruto de um momento de fraqueza. Nunca interprete o ato de amar como um erro e nem tenha medo de amar, porque o amor é sublime.
Lembre-se que o amor não será vivido apenas uma vez, e muito menos será direcionado somente a uma pessoa. Você viverá várias formas de amor. É possível direcionar amor também para suas ações, no trabalho, por exemplo, e para todas as atividades do gênero humano. Tudo o que fizer em sua vida, procure fazer com plena dedicação. Empenhe-se, ofereça o seu melhor e certamente o amor fluirá. Se perceber que algo não se concretizou do jeito que planejou, é preciso interromper e recomeçar, sem pressa, porque a pressa é inimiga da perfeição, e a busca pela perfeição pode se tornar a semente de sentimentos menores tal qual o ciúme e a inveja. Respeite o seu tempo e seus sentimentos para que possa respeitar os dos outros e principalmente para que não permita que te desrespeitem. Tenha ciência do seu valor pessoal e do valor do seu trabalho.
É no amor que se construirá a grande sociedade do futuro. Isso só acontecerá quando nos aceitarmos verdadeiramente e nos desprendermos de todos os preconceitos enraizados por séculos nesta sociedade em que vivemos. Preconceitos são criados por seres doentes, pois amar significa também seguir paralelamente. Amar é, acima de tudo, respeito mútuo, é fazer ao outro o que queríamos que fizessem a nós, é ser livre e permitir que os outros sejam livres para que se aproximem, ou se distanciem, para que possam amar da mesma forma que são amados.
VÍCIOS
São vários os vícios e todo indivíduo possui algum tipo de vício diferente. Alguns positivos, outros negativos. Ainda mais variadas são as concepções sobre o que é o vício, pois se transformam ao longo da história. Na minha concepção, o vício é apenas um meio para se atingir um fim. Muitos desejam se livrar de uma vida entediante, acrescentar algo a ela, ou tirar dela algo. Acredito que isso cai muito bem no que tange ao vício por qualquer tipo de droga.
Entenda que as “amizades” podem ser o trampolim para que muitos mergulhem bem fundo nas drogas.
Os amigos verdadeiros não oferecem drogas, oferecem o que eles possuem de melhor, pois nos amam e querem o nosso bem. Quem lhe oferecer drogas jamais terá amizade por você, apenas desejará transformar você em um indivíduo patético, para que se iguale a ele. E assim o faz, para que se situe dentro da limitada sociedade que criou em sua reduzida e torpe imaginação, já que sua covardia não lhe permitiu viver no mundo real e sua fraqueza não lhe permitiu mudar o mundo que vivia. Quem cede a isso se revela uma pessoa fraca ou doente e que se rende por covardia. Mesmo depois de vislumbrar a desgraça de muitos que caíram ao seu redor. Sem conseguir ponderar sobre a situação, antes de se entregar, ainda que tenham total ciência de que também cairão na mesma desgraça, muitos tem suas vidas consumidas pelas drogas, muitas vezes trilham um caminho sem volta, não por falta de opção, mas por que optaram por não voltar.
Consumir substâncias que entorpecem a já deficiente moralidade do homem, se não for por burrice, será por outro tipo de estupidez. Procure seguir por um caminho de retidão que você não se arrependerá em sua vida. Procure realizar, pelo exercício de sua liberdade, a perfeição de sua natureza. Não se deixe se influenciar por indivíduos abatidos moralmente, que são incapazes de discernir por meio da própria consciência a diferença entre o que é certo e o que é errado.
Observe a sua volta, possivelmente você verá inúmera quantidade de seres bestializados pelo álcool – que é a droga mais comum e de livre acesso a todas as pessoas de diferentes idades – e as idiotizadas por outras drogas também. Geralmente, elas passam ou passaram por algum problema que independe do momento, ou por uma situação que não aceitam, ou não aceitaram, nem conseguem encarar para resolver de vez seus problemas, da mesma forma que se tornam incapazes de se livrar dos vícios perniciosos que destroem suas vidas.
O ser humano tem a característica de julgar as pessoas, que é apenas uma entre tantas outras características. Fazem isso sem ao menos ter um prévio conhecimento da vida alheia. Julgam apenas baseados em seus conceitos vazios e restritos, frutos da parca visão de mundo que possuem. Por muitas vezes o julgamento desses infelizes é tão severo quanto à raiva que sentem de si mesmos. Contagiam quem está a sua volta e transmitem o ódio igual a um vírus que se espalha rapidamente sem que se tenha cura.
O ser que for considerado réu, se condenado pelo julgamento perverso da massa de ignorantes, sente-se humilhado e pode mergulhar mais profundamente em sua angústia. Na completa escuridão e sufocado pelas vozes dos estúpidos que vociferam a ira vomitada de seus coléricos corações, sente-se devastado e sem a mínima esperança de que uma única palavra que possa balbuciar acalme os ânimos de seus carrascos. Infelizmente, há pessoas que estão sempre sedentas por desgraças, por isso condenam sem ao menos conceder o direito de defesa. Enquanto o ser condenado é trucidado pelo ódio de uma multidão enfurecida, fruto único da ignorância plena, mergulha ainda mais ao fundo do poço em que já está atolado.
Em momentos assim, para muitas pessoas, a única mão amiga estendida, para lhes tirar do fundo do poço, vem de instituições religiosas. Perceba que para muitos, a saída do fundo do poço é também o mergulho em outro poço. Isso acontece quando a pessoa não se livra do vício que lhe cega, apenas o substitui por outro. É provável que quem promova o resgate não tenha só o propósito de ajudar, tenha o propósito de se ajudar por ter visto uma oportunidade de sequestrar mais um pobre coitado de uma desgraça em que ele mesmo se submeteu, para colocá-lo em outra, que é a de se servir da boa fé alheia. Isso funciona, pois o resgate e a gratidão se transformam em uma troca de favores, ainda mais se for incutido em sua mente que há algo especial que será destinado para a sua vida somente por meio de uma determinada religião ou instituição.
É preciso que aprenda a observar o mundo a sua volta e a interpretá-lo. Entenda que, na busca por uma saída que lhe tire da escuridão, o caminho da luz, se for de uma fonte que emite seu clarão em excesso, com o passar do tempo, também se transformará em escuridão, porque muita luz também cega. Seja prudente e evite os excessos. Tanto as drogas quanto uma demonstração de fé totalmente cega a uma instituição religiosa podem ser entorpecentes nocivos à mente e ao corpo.
PERDÃO
Um velho amigo já me perguntou o que seria do mundo se não existisse a palavra desculpa. Eu respondi que, se não existisse essa palavra, certamente daríamos um jeito de inventar outra. A desculpa nada mais é do que a tentativa de se isentar de algo.
Já disse antes que na vida não existem nem os acertos nem os erros, existem apenas ações que cometemos que podem agradar alguns e desagradar outros. Quando algumas pessoas cometem ações que nos desagradam, em alguns casos, elas se desculpam na esperança de que perdoemos aquilo que foi considerado um erro. Nós só as perdoamos por que também podemos desagradar aos outros e iremos nos desculpar com eles na esperança de que também nos desculpem. Tudo isso acontece para que possamos viver os relacionamentos sociais com a harmonia mínima necessária – é uma troca de interesses. Porém, há casos de erros tão graves que fica impossível de se perdoar, assim como a constância do erro pode tornar o perdão impraticável.
É bom lembrar que existem os aproveitadores, indivíduos espertalhões que estão em busca de grandes vantagens, até nas pequenas ações, produto de uma mente apequenada, que não consegue vislumbrar nada grandioso, por ser dotado de consciência subdesenvolvida.
Indivíduos assim não ousam tirar vantagens de quem eles têm a noção que o perdão estaria somente no tiro que lhes atravessaria o crânio. Por isso, é preciso pensar antes de perdoar a uma pessoa com o caráter duvidoso, ainda mais se for por um erro que ela cometeu propositalmente, apenas pensando de forma egoísta ou visando à realização dos seus interesses, ao se utilizar de pessoas de boa fé como ponte para alcançar o que deseja conquistar.
Mais importante do que isso é pensar em seus erros e em como poderá se desculpar por eles. Antes de culpar alguém pelo seu infortúnio, analise calmamente se em primeiro lugar permitiu que errassem com você, porque isso também acontece.
Muitas vezes abrimos espaço e aceitamos que as pessoas com quem mais nos identificamos avancem gradativamente sobre nós. Isso sugere a prerrogativa de atuarem sobre nossas vidas como se atuassem sobre a vida delas. Perceba que nesse caso o erro é de quem permitiu que as decisões fossem tomadas por outras pessoas, para essa situação, o que se recomenda é a autodesculpa ou a autocorreção, na tentativa de evitar que situações semelhantes se repitam.
MORTE
A natureza sempre destrói o que constrói, por isso tudo evolui durante a vida. Ela refaz o que havia feito em busca da perfeição. Morrer não significa necessariamente deixar de existir, significa se transformar em uma nova forma de vida.
Quando se chega ao fim da vida de forma natural, significa que a hora de abandonar mais uma obra para produzir outra melhor chegou, como se estivéssemos em um constante aperfeiçoamento.
A natureza está sempre se remodelando e como somos produto de sua obra, estamos encaixados em seu projeto de melhoria.
Acredito que a morte é o símbolo da evolução. Uma vitória que os vivos ainda não conquistaram e que só conquistarão depois de passarem pelo teste de vida. De certa forma, tudo pode ser entendido como algo que consiste em se observar o produto, localizar o defeito, destruí-lo e construir um novo produto sem aquele defeito.
Ao longo da história, os homens têm se matado uns aos outros diariamente. Alguns matam ou morrem por orgulho, interesse, rebeldia, vaidade, ignorância, inveja, medo, covardia e muitos outros motivos torpes que dificultam o projeto de evolução da natureza.
No caso da humanidade, pode-se imaginar que esse projeto consiste em se criar uma sociedade movida pelo amor, não pelo ódio, como vem prevalecendo nos tempos atuais. A impressão que se tem é que a cada século o homem regride ao invés de evoluir.
Você precisa entender que uma pessoa pode sim matar outra ou a si mesma – ainda que não concorde com isso – por motivos que considere nobre, como por exemplo: para se defender, para ficar viva, afinal, todo ser tem o direito à vida e o dever de se sustentar vivo à espera da morte, se este for o seu desejo. Por mais que muitos tenham consciência que ao tirar a vida de outra pessoa ou de si mesma, tira-se dela e da sociedade o processo de evolução da humanidade, porque cada ser vivo que foi produzido tem a finalidade de contribuir de algum modo para o grande livro do conhecimento humano. Livro que será o centro de consulta de todo o processo evolutivo da natureza, que irá colaborar para que se descubram meios que aumentem a expectativa de vida de todos os seres vivos, encaminhando-os através do tempo para a compreensão daquilo que denominamos de viver.
A morte ainda permanece um mistério. Tanto é que existem muitas versões a respeito dela, cabe a você escolher qual a versão que irá acreditar, desde que para isso não tenha que desrespeitar a crença de outras pessoas só porque poderão se diferenciar da sua.
POLÍTICA
É por meio da política que as nossas vidas são orientadas, por isso, é muito importante entender e participar para que os seres evoluídos mentalmente sejam os escolhidos e criem as melhores leis que conduzirão o destino de milhares de pessoas.
Na esperança que eles não decepcionem tanto, ou que não cometam sandices capazes de detonar todo um processo evolutivo que irá afetar diretamente a vida de todos.
Suas escolhas devem ser prudentes. A sociedade só é falha porque o homem é falho, é preciso saber conviver com essa verdade.
Para muitos, a política se transformou apenas na arte de convencer e são capazes de fazer qualquer coisa para atingir seus objetivos políticos. Os pretensos e arrogantes seres que se julgam capazes de conduzir uma sociedade inteira, algumas vezes, fazem o uso dos meios mais repugnantes para se cobrir com o manto do poder. De posse do sonhado cargo, acreditam que possuem a autoridade de ditar a sua mesquinha vontade sobre a vontade de milhares. Pessoas assim, para convencer a grande maioria de eleitores, às vezes, descem aos níveis mais baixos.
Isso não se dá pelo desejo de assumir o cargo político para criar leis boas para o povo, ou por vontade de se doar de corpo e alma à causa social que prometeram defender. Isso se dá apenas por vaidade e pelo desejo de viver folgadamente do dinheiro publico, que é saqueado do povo trabalhador por meio de impostos abusivos.
Muitos, depois de eleitos, nos bastidores das câmaras, arquitetam rapidamente as leis que irão lhes proteger de crimes que possam cometer quando estiverem fora do cargo. Os políticos mais velhos, experientes em tecer todo tipo de maracutaia, por vezes, acabam por influenciar os mais novos, contaminam toda a esperança de um povo que depositou nas urnas o desejo de ver mudar esse cruel destino.
Existem diversos tipos de pessoas que se candidatam para exercer cargos políticos. Alguns são cidadãos simplórios, oriundos do povo pobre, hipnotizados pela ilusão de que em algum momento o seu trabalho fará com que o amanhã seja melhor.
Outros são empresários que arriscam uma vaguinha com a intenção de beneficiar suas empresas e um seleto grupo de pessoas.
Há também os intelectuais que acreditam que poderão propagar aquilo que consideram verdade absoluta e assim mudar a realidade.
Não podemos nos esquecer dos aventureiros, que se arriscam na esperança de experimentar uma sensação nova, e conhecer de perto a loucura que se apodera de algumas mentes após assumirem o poder.
Você verá ainda diversos tipos, o mais importante disso tudo é que aprenda a perceber os diferentes produtos que podem gerar uma só educação, ainda que elaborada por um único ministério – ainda que
ofereça a todos apenas um único caminho a seguir.
Cercear oportunidades e criar um ciclo que sempre se repetirá para o benefício de poucos são realidades que, quando se instala em uma sociedade, só há duas formas para romper esse ciclo e fazer com que as coisas realmente mudem. A primeira é esperar.
A segunda é a revolução. No entanto, a segunda não é boa, porque seu resultado na maioria das vezes é devastador, causa muitas mortes e, no fim, a história já mostrou que o revolucionário poderá ter ao seu lado os mesmos chupins que o político corrupto tinha.
Esses chupins são na verdade alguns familiares, amigos e até antigos políticos. Com o medo de perder os benefícios, os chupins de políticos tornam-se coniventes com todos os crimes cometidos e, em alguns casos, na esperança de permanecer para sempre ao lado do político, atiram-se na frente de todas as acusações lançadas contra seu patrão.
Pessoas assim são capazes de tudo para permanecer no cargo, até que a sua saúde não lhe permita mais, para isso, podem construir um caminho de migalhas por onde acreditam que os fiéis eleitores rastejarão na esperança de encontrar um pouco mais de migalhas no pleito seguinte.
A política também pode ser uma ciência maravilhosa, neutra e sublime. Acontece que, atualmente, a grande maioria ainda não está preparada para fazer essa ciência florescer. Nem a criança que receber desde cedo o conhecimento político do mundo poderá se tornar um governante capaz de governar para o povo com o olhar voltado para o benefício da humanidade, sem que desagrade o outro grupo disposto a ver a desgraça alheia.
A política perfeita requer o ser mais próximo do ser perfeito. Para que a política tenha o seu real efeito, toda a humanidade precisaria ser elevada a um novo estágio de amadurecimento e compreensão. Assim, caso resolva se enveredar pelo caminho da política, tenha muito cuidado com o que irá plantar, lembre-se de que moral e fraqueza de espírito não fazem parte do mundo político, pelo menos na atualidade.
SEGURANÇA
Tudo na vida envolve a segurança em seus diferentes sentidos. Podemos nos machucar a todo o momento com as coisas mais simples, como por exemplo: ao beber água ou comer é possível engasgar e morrer. Por isso é muito importante cuidar da segurança, para isso é preciso ter atenção em tudo o que fizer.
Muitas pessoas pensam que segurança tem a ver apenas com a presença da polícia nas ruas, só que não se resume apenas a isso.
A polícia estadual é a segurança particular do governador e dos deputados estaduais. Ela foi criada para assegurar o poder político e nada mais. Suas ações são unicamente para garantir o trabalho da política e a manutenção de uma sociedade escravizada por uma minoria de preconceituosos sem escrúpulos. Não se iluda com isso.
A guarda municipal é a segurança particular do prefeito e dos vereadores.
A polícia federal é a segurança particular dela mesma, as forças armadas são os seguranças particulares do presidente.
Perceba que a segurança pública, que é a segurança do povo, não existe. O que existe são exércitos dispostos a garantir o poder político e manter a ordem para que a economia funcione e continue gerando bens a todos os cidadãos evitando assim o completo caos social. Desse modo, todos poderão viver pacificamente e produzir as ferramentas necessárias para que a sociedade subsista sem conflitos desnecessários.
Muitos que desejam segurança pagam para tê-la, por isso, providenciam: alarmes, câmeras, cercas elétricas, túneis de fuga, quartos blindados, contratam seguranças – ou seja, escondem-se em suas trincheiras e criam o próprio exército de defesa particular. Note que, quando se trata de segurança, existe um cartel disposto a criar o pânico para que a população se sinta amedrontada e disposta a contratar os serviços de segurança particular, o que eleva consideravelmente os lucros das empresas que podem ser de propriedade de políticos ou policiais e por outros que deveriam garantir a segurança ao povo.
Isso não é recente na natureza. Todos os animais vivem em grupos, é instintivo e ajuda a preservar a espécie. Os grupos lutam por território, pois é do território conquistado que se pode retirar o sustento das famílias, já que tudo vem da terra, então, quanto mais terra, mais chances de sobreviver. Dentro das cidades as coisas acontecem do mesmo modo. Integrantes de corporações se unem em grupos grandes para conquistar o mercado e obter lucro, o que garante maior chance de sobrevivência por causa do dinheiro acumulado.
Existem regras que ajudam a evitar acidentes, por exemplo: não permitir que estranhos adentrem sua residência; não permanecer até tarde na rua; não fornecer informações por telefone e internet; não adicionar estranhos nas redes sociais; contratar prestadores de serviço que tenham referência; não circular com a janela do carro aberta; não carregar grandes quantias de dinheiro; ter um rastreador no celular ou no sapato; sempre avisar uma pessoa de confiança sobre o lugar aonde pretende ir; não ingerir alimentos ou líquidos de pessoas que você não conheça; não aceitar carona de estranhos, entre tantas outras coisas óbvias que podem ajudar as pessoas a viverem com um pouco mais de segurança.
Viver com segurança significa antes de tudo, conhecer a si mesmo, reconhecer o ambiente ao seu redor e sempre procurar se prevenir de todos os acidentes possíveis.
RELIGIÃO
A religião por vezes se confunde com a fé, e pode ser algo bom para o homem desde que seja utilizada de forma prudente. Tenha em mente que não existe uma única religião verdadeira. Quer seja em igrejas, terreiros, templos, mesquitas, centros ou núcleos, sempre será possível encontrar nesses lugares uma espécie de loja que busca comercializar a ideia de que Deus tem um plano para sua vida somente se você seguir uma determinada religião de forma cega.
Neste caso, as pessoas são guiadas por outros seres que nem sempre são pessoas escrupulosas. Como seguir o que não se pode ver?
Procure conhecer um pouco de cada religião e sempre procure seguir de forma prudente o que manda o bom senso. Nesse caso, significa seguir o seu coração, seguir seus instintos, a sua voz interior, porém, essa voz interior dirá o que ela souber, se souber pouco, dirá pouco, se souber muito dirá muito, por isso busque o conhecimento.
Segundo o cristianismo, Jesus Cristo disse que ele não veio ao planeta Terra trazer paz, veio trazer espada, não a espada dos guerreiros medievais, mas sim a espada do conhecimento.
Você pode pensar que a coisa funciona assim: imagine uma vela bem pequena. Ela é um cérebro com pouco conhecimento, qualquer ventinho pode apagá-la. É quase inútil, sua pouca força não aquece e nem ilumina. Agora imagine uma floresta em chamas. É um cérebro com muito conhecimento, ele incinera quem está ao redor e assusta quem está longe, pois só o anunciar de que o fogo está vindo, faz com que tremam de medo. Isso significa que se você souber muitas coisas estará mais perto de Deus.
Se Deus é o pai de todos nós, é bondoso e misericordioso e ama a todos os filhos do mesmo modo, jamais castigaria seu filho, neste caso fica difícil imaginar um pai que envie seus filhos para o fogo do inferno ao lado do anjo mal. O desejo de Deus é ver a sua felicidade, é ver você esbanjar saúde, conhecimento, alegrias, é ver que você ganhou dinheiro com o trabalho honesto e que com isso ajudou os fracos de espírito a ficarem fortes para ganharem dinheiro também. Então, se for desejar algo que esteja além do seu alcance, e resolver prometer algo a Deus, prometa que retribuirá a Ele com algo que seja bom, que lhe traga alegrias. Se Deus só deseja coisas boas não vai gostar de ver seu filho subir de joelhos uma escada com mil degraus, ou carregar uma cruz por cem quilômetros, ou ficar sem comer por quatro dias. É melhor que prometa fazer coisas boas para você ou para outras pessoas, já que Deus quer que as coisas boas aconteçam, proporcione sorrisos, ou comida ou água ou aprendizagem, por exemplo.
Segundo o budismo, sabedoria significa natureza absoluta, é quando a mente se encontra em estado de absoluta normalidade. Como nesta doutrina, tudo está em fluxo contínuo, as condições e coisas em si mudam constantemente. Dessa maneira, tudo se transforma. Nada dura eternamente, não há nenhuma natureza inerente ou imutavelmente fixada em qualquer experiência. Nessa doutrina da impermanência, a vida humana incorpora esse fluxo no processo de envelhecimento, no ciclo de renascimento e em qualquer existência de perda. Logo, se tudo é impermanente, o apego é algo inútil e leva somente ao sofrimento e não ao estado de absoluta normalidade.
Entenda que você precisa aprender de tudo um pouco, porque cada pouco faz parte de um todo, então, sabendo um pouco de cada coisa, vai se sentir uma pessoa mais completa e saberá fazer suas escolhas e conviver com elas. Se possível, pense em Deus não como um ser onipresente e onipotente, pense em Deus como a personificação de sua fé.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário.