Como os humilhados serão exaltados?

Yuri Abyaza Costa
Tudo é Possível

Talvez você já tenha lido ou ouvido falar que os humilhados serão exaltados e os últimos serão os primeiros. Mas como isso vai acontecer?
Isso acontece sempre que se segue as Leis de Deus ou quando uma pessoa se coloca a serviço de outra pessoa, de um grupo, comunidade, bairro, cidade, sociedade ou a serviço do mundo, tornando-se necessário ou útil para as outras pessoas. 
Há uma passagem muito interessante na Bíblia que explica isso. Trata-se de uma conversa entre os Fariseus e Jesus, essa passagem está em Marcos 7: do versículo 5 ao 26. 
A passagem na Bíblia diz que os fariseus questionaram Jesus sobre seus discípulos não viverem de acordo com a tradição dos líderes religiosos. Jesus respondeu sabiamente aos fariseus e nessa resposta percebe-se que há um pouco de irritação em suas palavras. Porque os questionamentos dos fariseus já haviam se tornado irritantes. Pois não passavam de provocações para encontrarem uma brecha a fim de matarem Jesus.
Jesus disse aos fariseus que eles eram hipócritas, que não seguiam os mandamentos de Deus, que suas regras não passavam de regras criadas e ensinadas por homens, que eles não honravam o Pai – Deus todo poderoso. Jesus disse que a impureza não está fora do homem, está no coração dele, de onde saem todas as perversidades e a mais vil baixeza, pois assim é o coração do homem que não tem em si as leis de Deus. E quais são as leis de Deus? São os Dez Mandamentos. Tendo essas Leis em seu coração, você sempre será exaltado, mesmo que humilhado e sempre será o primeiro, mesmo que esteja em último, porque o que conta nesse caso é como as pessoas veem as suas ações. E quais devem ser as suas ações? Devem ser as suas obras, porque como nos disse Tiago, a fé sem obras é tão morta quanto um corpo sem espírito.
Deixando tudo claro para você, Tiago nos disse para não tratarmos as pessoas com favoritismos ou hipocrisia como fizeram os fariseus. Que não tratemos as pessoas de acordo com suas posses, ricos ou pobres, pois isso é discriminação e julgamento baseado em critérios errados.
Tiago disse também que os escolhidos não são os ricos de dinheiro, mas os ricos na fé e a fé é o resultado das obras, porque as obras aperfeiçoam a fé e a partir daqui tudo começa a ficar mais claro. Tiago continua dizendo que o homem que despreza o seu semelhante pobre, e o julga, e o entrega para os ricos que criam as Leis de que saem de dentro de seus corações impuros, e que se curva ao rico para obter privilégios, se curva exatamente àquele que o oprime e depois o julga e o condena com a mesma severidade que você julgou e entregou o seu semelhante. 
Tiago completa com suas palavras dizendo que, para que tenhamos uma vida perfeita basta seguir rigorosamente as Leis de Deus, e também amar o seu próximo como a si mesmo. Ou seja, antes de julgar e entregar o seu semelhante, tente se imaginar no lugar dele, tente imaginar o seu semelhante fazendo com você o mesmo que você pretende fazer com ele e veja se isso é bom. 
Você nunca será entregue e nem será julgado se seguir os Dez Mandamentos e, se por lhe ventura, acontecer algo, logo será absolvido, porque a justiça, que é a reparação e não a vingança, estará sempre do seu lado. Quem é que confia no homem que julga, entrega e condena o outro? Da mesma forma que julgar, entregar e condenar o outro, você será julgado, entregue e condenado, só que com mais rigor e justamente por aqueles a quem você entregou o seu semelhante. Porque se você entrega o seu semelhante, poderá também entregar quem o julga e assim você não terá a confiança de ninguém e sempre será humilhado e estará em último lugar.  
Aí está a prova de que as suas ações o exaltarão e te colocarão em primeiro lugar, ou te humilharão e o colocarão em último lugar. O lugar em que você quer estar depende apenas de seguir as Leis de Deus.
Isso significa que se você seguir as Leis de Deus e não quebrar nenhuma delas, será difícil que alguma coisa ruim possa lhe acontecer. “Nesse mundo vocês terão aflições”, disse Jesus, mas é importante manter o ânimo, porque a sua fé nas Leis de Deus mostrarão as suas obras e as suas obras mostrarão quem você é e quem você é mostrará a todos em qual lugar você deve ser colocado, se em primeiro ou em último lugar. A decisão é sua.   
Jesus disse: “negue-se a si mesmo, tome sua cruz e me siga”. Isso quer dizer que você tem a escolha de fazer o mesmo que Jesus fez. Tomar a sua cruz significa sair da sua zona de conforto, atravessar por todos os caminhos para a servir a quem precisa, pregar o evangelho e expulsar demônios. É aqui que a sua fé será testada.  

Comentários

Postagens mais visitadas