COVID-19 tudo o que senti

covid-19 tudo o que senti e como estou
COVID-19 se você não pegou, não pegue. 

AINDA EM RECUPERAÇÃO

Olá, meu nome é Yuri Abyaza Costa e neste texto vou descrever tudo o que senti depois de contrair o vírus COVID-19.

Começou com uma coriza na narina direita. Quem se importa com isso não é? Uma rinite talvez, só que depois comecei a sentir sono além do normal. Depois que repousava, dor no corpo. Um aperto no peito, tosse, um pouco de falta de ar, perda de apetite, sudorese, diurese e um mal estar permanente. Fui fazer o teste e deu positivo. Até aí tudo bem, continuei fumando, afinal era só uma gripezinha. Só que o quadro foi se agravando. Perda do olfato e paladar, dificuldades para respirar, tosse seca, forte e constante, queda da oxigenação, cansaço, sono, desânimo, dor de cabeça, no fundo dos olhos, repulsa por comida, noites mal dormidas. Tomografia, 25% da massa pulmonar comprometida, exame de sangue, sinal de infecção grave. Cilindro de oxigênio e de repente o olfato volta com tudo, sendo possível sentir o cheiro de dentro do próprio nariz. Escovar os dentes com pasta tornou-se impossível, pois dava para sentir o gosto da química da pasta de dentes. Febre, desidratação, emagrecimento, fraqueza e até demência. A quantidade de remédios é exorbitante. Falar, andar, tomar banho, alimentar-se tornam-se tarefas extenuantes. O que da vontade de viver? Eu não sei, mas talvez a vontade de ver o corpo vencer mais um desafio. 

EU NÃO ESTAVA SOZINHO

É verdade, eu não estava sozinho e fiquei surpreso de ver como as pessoas são boas, como o amor pode superar a ignorância da maldade. Eu tive assistência de pessoas especiais e vou citá-las aqui não por ordem de importância. Pessoas como a Vanilde, que ficaram do meu lado todo o tempo, dedicando-se a preparar a minha refeição, mesmo que eu não comesse. Pessoas como a Aline, que apostou na minha recuperação e comprou todos os remédios de que precisei. A Lilyan, que mandou uma compra inteira para a minha casa, comida que ajudou muito. A Maria Helena, que mandou dinheiro para comprar mais remédios e pagar algumas contas. Meu amigo e médico Dr. Antônio Pinheiro, que providenciou várias vitaminas para a minha recuperação. Minha filha Ísis, que todos os dias ainda reza para que não seja COVID-19 já que ela é muito pequena e não sabe o que o papai tem. A todos os que perguntaram por mim, e não foram poucos. 

E QUEM ESTÁ SOZINHO?

Pois é.... penso nisso. E quem está sozinho e contrai esse vírus inescrupuloso? Às vezes toda uma família debilitada por causa da doença, incapazes de se ajudarem mutuamente, pois para quem não é assintomático, o vírus joga a pessoa no chão e pisoteia sobre ela igual a um cavalo quebra ossos. Famílias ou pessoas que não contam com a ajuda de ninguém se não Deus. E que Deus tenha misericórdia dessas pessoas e dessas famílias. 

O QUE MUDOU EM MIM?

Posso dizer que em mim tudo mudou. Aos 47 anos, perto de completar meio século de vida, passar quase 20 dias sofrendo assim, ouvindo dizer que todos os dias morrem mais de 4 mil pessoas no país vítimas (a maioria delas) de COVID-19 e que não temos vacinas, leitos hospitalares, oxigênio, profissionais suficientes, logística, que os estoques estão acabando etc faz você mudar como pessoa. 

Eu mudei e hoje sinto pena dos políticos que estão nos cargos que exercem e que são os responsáveis por tudo o que está acontecendo. Sinto pena porque suas almas vão direto para o purgatório, sem direito a julgamento, apenas queimar no fogo do inferno por um longo tempo, até pagarem pelos crimes que cometeram. Espero que ainda tenham tempo para se arrependerem e fazer o que é direito. 

Fiquei mais emotivo, mais paciente, complacente, carinhoso, mais apegado à natureza, ao humor, às coisas mais simples e às coisas espirituais. Parei de fumar e de beber. Esses dois ingredientes não fazem mais parte da receita da minha vida. Eu quero que você seja feliz. Vá ser feliz, a vida é muito mais do que trabalhar para comprar e pagar contas. 

O QUE QUERO PARA MIM?

O que já queria antes. Uma casa no campo, perto da cachoeira, da mata nativa e um forno e fogão à lenha. Isso está bem reforçado em mim agora, porque na cidade não tem o que eu quero, que é o silêncio do campo. Ao invés dos escapamentos de motos, os cantos dos pássaros. Cidade grande é lugar para gente jovem, que acredita que tem que empenhar toda a sua juventude para o trabalho a fim de ter a aposentadoria como recompensa na velhice - ainda mais agora. Eu escolho viver, para mais tarde reviver na memória daqueles que vierem depois de mim. Como diz Nelson Gonçalves na letra da música "Quando eu me chamar saudade" - se alguém quiser fazer algo por mim, que faça agora. Me dê as flores em vida, a mão amiga, para aliviar meus ais. Depois que eu me chamar saudade, não preciso de vaidade, quero preces e nada mais.

O QUE DIGO A VOCÊ?

A você que já pegou e que se recuperou, retribua ao mundo o favor que lhe fizeram. A você que ainda não pegou, faça tudo para não pegar, porque você vai se arrepender se pegar e isso se sobreviver. Faça o teste, você pode ser assintomático e estar contribuindo sem querer para a morte de centenas de pessoas. Você que é jovem e que tem tanto para viver, a você digo que tenha paciência, porque o mundo não vai acabar hoje e que você terá muito tempo para festas e bailes, mas só se tiver cuidado. 







Comentários

Postagens mais visitadas