Bloco de Gesso (PARTE DOIS) Terminologia
Bloco de Gesso |
Terminologia:
Para efeito e apenas para isso, valem as definições constantes na NBR 6118, NBR 15575 e nos demais documentos técnicos complementares referenciados na parte três (03) deste blog. São definições específicas, ou importantes para a utilização de blocos de gesso:
Áreas molhadas:
áreas da edificação cuja condição de uso e exposição pode resultar na formação de lâmina d’água (exemplo: Banheiro com chuveiro, áreas de serviço e áreas descobertas);
Áreas molhaveis:
áreas da edificação que recebem respingos de água decorrentes da sua condição de uso e exposição e que não resulte na formação de lâmina d’água (exemplo: Banheiro sem chuveiro, cozinhas e sacadas cobertas).
Áreas secas:
áreas da edificação onde em condições normais de uso e exposição a utilização direta da água não está prevista, nem mesmo durante operação de limpeza (exemplo: lavagem com mangueiras, baldes de água, etc.);
Bloco de gesso:
Componente pré-fabricados em gesso, na forma de paralelepípedo, podendo conter ou não vazios internos segundo uma das direções principais, possuindo duas faces planas e lisas e encaixes macho e fêmea em lados opostos segundo seus contornos laterais.
Bloco de gesso maciço:
Componente pré-fabricados em gesso, na forma de paralelepípedo maciços.
Bloco de gesso vazado:
Componente pré-fabricados em gesso, na forma de paralelepípedo contendo vazios internos de formato tubular e paralelos a uma das arestas dos blocos.
Face:
Parte visível do bloco quando executada as vedações.
Encaixes macho e fêmea:
Saliências e reentrâncias que permitem os encaixes entre os blocos.
Dimensões dos lados:
Dimensões na direção das arestas das seções planas, sem considerar as saliências.
Junta de movimentação:
Sistema de descontinuidade rija e/ou continuidade flexível entre os elementos de alvenaria e ou elementos de alvenaria e estrutura e/ou esquadria.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário.