Você não vai conseguir construir se não fizer isto
Como construir barato? |
Vamos falar um pouco sobre construção civil?
Todos estão vendo que o cenário mundial não é dos melhores. As comunidades mundiais buscam soluções para superar o desafio da escassez de insumos.
Vamos nos concentrar no Brasil e no cenário para a construção civil. “Quem casa quer casa” - diz o ditado. Um país com déficit habitacional de 40% num país de 210 milhões de habitantes, um mercado trilionário à disposição para ser explorado, mas será que é isso mesmo?
O Brasil gera energia por meio de hidrelétricas, e todos estão vendo e sentindo as mudanças climáticas que tem afetado o mundo todo. Extremos como excesso de chuvas ou longas estiagens.
Recentemente a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) propôs aumento de 57% nas tarifas de energia, o que representa um impacto gigantesco para as indústrias e para toda a população. O governo segurou esse aumento até dezembro de 2022, só que não disse nada sobre 2023. Vamos supor que haja outra crise hídrica e as usinas termelétricas tenham que ser acionadas, quem vai pagar a conta?
A Petrobras anunciou aumento nos preços dos combustíveis, que estão em falta devido ao clima no leste europeu e a escassez natural, diante disso, para quanto você acha que vai subir o preço dos combustíveis e da energia elétrica para o ano que vem? Quem vai segurar esse rojão? Só sabemos que esse rojão vai estourar nas mãos do próximo presidente e do povo.
Também foi anunciado aumento no preço dos minérios, por exemplo o ferro e de derivados do petróleo, e as mudanças climáticas elevam o preço dos alimentos.
Na Rússia, Sergey Glazyev, Ministro Encarregado da Integração e Macroeconomia da União Econômica da Eurásia (EAEU) avalia que a “transição está agora chegando ao fim com a desintegração iminente do sistema econômico global baseado no dólar” e continua dizendo que “Depois que as reservas russas em dólares, euros, libras e ienes foram congeladas, é improvável que algum país soberano continue acumulando reservas nessas moedas. Sua substituição imediata são moedas nacionais e ouro” - disse o ministro.
É aqui que o Brasil ascende a luz e entra no cenário mundial como uma potência, porque as riquezas do Brasil são imensuráveis, mas nem tanto, porque o país é débil em infraestrutura, faltam ferrovias, portos, aeroportos, malha viária, incentivo fiscal e contradizendo o que já foi dito, que o mundo não sobrevive sem o alimento produzido no Brasil, esse argumento cai por terra quando colocamos de novo a situação climática mundial. Tudo pode acontecer. É aqui que damos início ao assunto principal deste texto.
A CONSTRUÇÃO CIVIL NO BRASIL
A construção civil no Brasil sempre foi considerada o carro chefe para alavancar a economia, só que com as atuais condições econômicas, construir do jeito tradicional está praticamente inviável, porque a matéria prima está cara, o que eleva o preço da obra e inviabiliza a construção, então qual a alternativa?
A ALTERNATIVA
A alternativa mais coerente e cabível para o momento atual e futuro é construir com blocos de gesso. Sim, isso mesmo, e por quê? Porque uma construção com blocos de gesso não utiliza ferro, areia, pedra, cimento, o consumo de energia é mínimo e de água também. Além disso, o gesso é térmico, o que vai contribuir muito na estabilização da temperatura do ambiente em uma média de 23º graus tanto no frio quanto no calor, o que ajuda a economizar energia do ar condicionado.
O bloco de gesso na construção civil é a alternativa mais viável, econômica, rápida e barato para se construir na atualidade.
O gesso é abundante no Brasil, o transporte é rápido, e a construção com blocos de gesso mais rápida ainda - basta seguir o manual que ainda vamos disponibilizar para você.
Para tudo dá-se um jeito e o jeito que temos agora é aderir aos blocos de gesso para as suas obras futuras. Você sentirá no bolso a diferença e na pele o conforto que é morar em uma casa feita com blocos de gesso.
Esperamos que os candidatos a presidente vejam este texto e se atenham a isso, e comecem a falar nas casas de gesso como a solução para a construção civil no Brasil, principalmente porque temos muito gesso no país, e esse tipo de construção já é amplamente usada na Europa faz muitos anos.
Poucos são os engenheiros e arquitetos que conhecem construções com blocos de gesso, porque não existe essa matéria nas faculdades de engenharia e arquitetura, está aí mais uma coisa para os candidatos trabalharem em cima. Repitam sempre: casas de gesso é o futuro. Viu só quantas oportunidades tem o Brasil?
Escreva a sua opinião ou dúvida nos comentários e obrigado por ter chegado até aqui e visite o nosso site.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário.