Pular para o conteúdo principal

Angioplastia Cateterismo Infarto

Infarto Angioplastia Cateterismo


Você já teve um infarto e colocou um stent no coração? Se ainda não, Saiba como é aqui neste vídeo.

Meu nome é Yuri, tenho 49 anos e tive um infarto com supra.

Mas o que é o infarto com supra?

É uma situação clínica de extrema gravidade, com risco de morte e que se caracteriza como emergência médica. Ela é a mais crítica apresentação das Síndromes Coronarianas Agudas — e foi isso o que eu tive.

Chique né?

Eu sei que milhões de pessoas passam por essa situação no mundo todos os dias, mas quantas sobrevivem para contar a história? Até agora eu sobrevivi e por isso quero contar essa história.

(O COMEÇO)

Muitos são os fatores que podem levar ao infarto, homens ou mulheres, afinal coração não tem gênero. No meu foi uma placa de gordura que se descolou da parede da artéria e fechou a irrigação do coração.

Não totalmente. Segundo o médico, o coração continuou irrigado por um fiozinho de sangue, o que me manteve vivo. 

Uma coisa que posso te afirmar é para que você não acumule insatisfações e muito menos raiva, e que se tiver que descarregar essa raiva, que seja em alguma coisa, não em pessoas, muito menos em você.

Atenha-se a esses sintomas

Eu estava acompanhado, fazendo esforço físico, quando do nada senti no centro do tórax uma queimação que foi aumentando rapidamente.

Aumentou também a dificuldade para respirar, a dor se espalhou por toda a caixa torácica, irradiou para as costas, ombros, pescoço, mandíbula e braço esquerdo.

Comecei a transpirar e a sentir desconforto com algo relacionado à pressão arterial. Aferi a pressão e o resultado foi 22 × 12, bem alta, sinal do que eu já previa, um infarto.

Era muita dor. Foi-me sugerido procurar socorro imediatamente, só que, para mim, e essa opinião é só minha, não aconselho a ninguém que faça isso, buscar por socorro pode aumentar a ansiedade em pessoas já ansiosas, como é o meu caso, por isso, resolvi esperar.

A espera pelo socorro e a cena que a imaginação cria do que vemos nos filmes, pode agitar ainda mais quem já está agitado.

Pensei comigo que se fosse para eu morrer, seria na minha casa e não em um hospital.

Tomei calmante, remédio para a pressão e me deitei para suportar a dor torácica que é insuportável. É como se um elefante pisasse sobre o tórax e, ao mesmo tempo, uma queimação forte, somadas à dificuldade para respirar.

Vinte e quatro horas depois, quando eu já me sentia menos mal, sem dor, podendo me locomover, foi que procurei um médico. Rapidamente me internaram para tratamento intensivo. 

O PROCEDIMENTO PARA ANGIOPLASTIA.

O que é uma angioplastia?

Para resumir bem, é um procedimento em que, por uma artéria, ou do braço ou virilha, quebram-se as placas de gordura que obstruem a passagem do sangue e um stent, que é uma mola cilíndrica que deixa a artéria aberta. 

Tive medo, porque querendo ou não, por mais experientes que sejam os médicos e por melhor que sejam os equipamentos, são vários os fatores que influenciam no sucesso ou fracasso de uma cirurgia, até mesmo o seu estado emocional.

Infelizmente eu não pude filmar dentro da sala de operação, mas você pode ver aí a colocação do stent no meu coração, que infartou por estar com uma artéria obstruída por uma placa de gordura, acumulada ao longo de 50 anos de vida.

No meu caso, a inserção do catéter para a angioplastia, foi realizada pelo punho. A anestesia é local, mas também é aplicado um sedativo para diminuir a ansiedade e acalmar os ânimos. É injetado o contraste, que esquenta mesmo, lembrando muito água quente e o procedimento começa. 

O cateter é inserido pela artéria e seu sangue já está preparado com medicamentos específicos para não coagular. 

Mesmo com a anestesia, é possível sentir um corpo estranho se mexendo dentro do seu corpo e há também certo desconforto torácico e no braço. 

Depois de uns quarenta minutos e se tudo correr bem, a operação estará concluída e você será levado para a observação, onde será assistido e medicado.   

Em uma enfermaria não tem cargo de juiz, dotô, delegado, policial, ministro, general, presidente ou qualquer tipo de senhor importante. Numa enfermaria existe uma pessoa, um pedaço de carne com uma alma dentro que suplica pela vida. E existem os médicos e a enfermagem e esse é o pessoal que faz a diferença.

Eu infartei no dia 25 de agosto e hoje coincidentemente é 25 de setembro, trinta dias exatos para todo o processo se concretizar. Pensei sobre esses trinta dias e me perguntei se havia ganhado ou perdido 30 dias da minha vida e me foi dito que ganhei uma vida inteira de novo. 

Resta saber o que fazer com tanta vida. 

É igual a um player no vídeo game, quando a vida acaba e você pega a segunda vida e tem que começar tudo de novo? Você fica meio perdido, será que vou por aqui, será que vou por ali. É assim que estou me sentindo. 

A todo o profissional decente da área da saúde, para mim, você é um anjo de Deus e meu muito obrigado.

Inscreva-se, assista a mais um vídeo do canal e nos veremos nos próximos vídeos. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Explicando o poema Canção do Tamoio

Canção do Tamoio ou Canção dos Tamoios O poema de Gonçalves Dias, Canção do Tamoio ou Canção dos Tamoios não é só um poema, é um hino. Encontram-se muitos textos sobre a Canção dos Tamoios, só que não se encontram explicações do texto. O que exatamente significa o que Gonçalves Dias quis dizer com essa belíssima expressão de sentimentos? Gravei um vídeo em que explico (dentro do meu entender) o que se quis dizer com esse poema. (o vídeo está no final da postagem). A ideia parte do princípio de que o pai fala ao filho como é a vida e como se deve proceder e comportar-se no dia a dia. Frisa que a vida é luta sangrenta (renhida) e constante, ou seja, é preciso trabalhar sempre e permanecer firme diante dos conflitos que surgem dia após dia. A maior parte dos conflitos surge em nós mesmos, por não aceitarmos a contrariedade das nossas ideias e vontades, o que gerara um combate interno ou com outras pessoas, diante disso, que vença o mais forte. Forte não apenas na força física, mas n...

Como ferrar seu chefe

Como ferrar seu chefe Chefes - os chatos. Eles existem e precisam existir, só que nem todos que ocupam o cargo de chefia merecem o cargo que ocupam. Alguns são burros, outros arrogantes, outros incompetentes, outros exigentes e por aí vai. Por outro lado existe o chefe que é legal, compreensivo, ajuda o subordinado no trabalho, dá uma força quando necessário, incentiva etc, só que não é desse tipo que falo e sim do tipo miserável. É certo que você já pensou em ferrar com seu chefinho, mandá-lo para o inferno, jogar a cadeira na cabeça dele ou melhor, ocupar o cargo dele - seria bom né? Para ferrar seu chefe você pode fazer de vários modos, só que é bom não utilizar algum modo que prejudique você. Uma das sugestões é espioná-lo com câmeras escondidas e depois chantageá-lo, só que chantagem é crime, por isso, não vale o empenho. Se você trabalha em alguma empresa privada, preste um concurso e não comente com ninguém. Depois que você passar no concurso e estiver pronto p...

Sexo entre humanos e robôs já é realidade

o futuro já chegou e ele é agora É impossível parar o avanço tecnológico mundial, por mais que os governos (principalmente do Brasil) se esforcem para manter o povo sob as algemas da tirania intelectual e moral, a tecnologia avança e por causa da globalização ela chega a todos os lugares do mundo, aqui no Brasil, inclusive - mesmo que demore mais do que nos outros continentes ou até mesmo no continente norte americano. Os robôs são o futuro, não tem como escapar disso. O relacionamento entre humanos e robôs será uma realidade breve, porque países mais avançados já produzem robôs em série capazes de amar, relacionar-se sexualmente, confortar o "coração" humano. Exemplo disso é Sofhia, das indústrias Henderson. Sofhia é um robô com inteligência artificial capaz de interagir com você como se ela fosse humana, pois sua tecnologia absorve e processa dados conectados a internet, armazenados em nuvem. Além disso, seus "olhos" capturam as expressões humanas, memoriza...