Angioplastia Cateterismo Infarto

Infarto Angioplastia Cateterismo


Você já teve um infarto e colocou um stent no coração? Se ainda não, Saiba como é aqui neste vídeo.

Meu nome é Yuri, tenho 49 anos e tive um infarto com supra.

Mas o que é o infarto com supra?

É uma situação clínica de extrema gravidade, com risco de morte e que se caracteriza como emergência médica. Ela é a mais crítica apresentação das Síndromes Coronarianas Agudas — e foi isso o que eu tive.

Chique né?

Eu sei que milhões de pessoas passam por essa situação no mundo todos os dias, mas quantas sobrevivem para contar a história? Até agora eu sobrevivi e por isso quero contar essa história.

(O COMEÇO)

Muitos são os fatores que podem levar ao infarto, homens ou mulheres, afinal coração não tem gênero. No meu foi uma placa de gordura que se descolou da parede da artéria e fechou a irrigação do coração.

Não totalmente. Segundo o médico, o coração continuou irrigado por um fiozinho de sangue, o que me manteve vivo. 

Uma coisa que posso te afirmar é para que você não acumule insatisfações e muito menos raiva, e que se tiver que descarregar essa raiva, que seja em alguma coisa, não em pessoas, muito menos em você.

Atenha-se a esses sintomas

Eu estava acompanhado, fazendo esforço físico, quando do nada senti no centro do tórax uma queimação que foi aumentando rapidamente.

Aumentou também a dificuldade para respirar, a dor se espalhou por toda a caixa torácica, irradiou para as costas, ombros, pescoço, mandíbula e braço esquerdo.

Comecei a transpirar e a sentir desconforto com algo relacionado à pressão arterial. Aferi a pressão e o resultado foi 22 × 12, bem alta, sinal do que eu já previa, um infarto.

Era muita dor. Foi-me sugerido procurar socorro imediatamente, só que, para mim, e essa opinião é só minha, não aconselho a ninguém que faça isso, buscar por socorro pode aumentar a ansiedade em pessoas já ansiosas, como é o meu caso, por isso, resolvi esperar.

A espera pelo socorro e a cena que a imaginação cria do que vemos nos filmes, pode agitar ainda mais quem já está agitado.

Pensei comigo que se fosse para eu morrer, seria na minha casa e não em um hospital.

Tomei calmante, remédio para a pressão e me deitei para suportar a dor torácica que é insuportável. É como se um elefante pisasse sobre o tórax e, ao mesmo tempo, uma queimação forte, somadas à dificuldade para respirar.

Vinte e quatro horas depois, quando eu já me sentia menos mal, sem dor, podendo me locomover, foi que procurei um médico. Rapidamente me internaram para tratamento intensivo. 

O PROCEDIMENTO PARA ANGIOPLASTIA.

O que é uma angioplastia?

Para resumir bem, é um procedimento em que, por uma artéria, ou do braço ou virilha, quebram-se as placas de gordura que obstruem a passagem do sangue e um stent, que é uma mola cilíndrica que deixa a artéria aberta. 

Tive medo, porque querendo ou não, por mais experientes que sejam os médicos e por melhor que sejam os equipamentos, são vários os fatores que influenciam no sucesso ou fracasso de uma cirurgia, até mesmo o seu estado emocional.

Infelizmente eu não pude filmar dentro da sala de operação, mas você pode ver aí a colocação do stent no meu coração, que infartou por estar com uma artéria obstruída por uma placa de gordura, acumulada ao longo de 50 anos de vida.

No meu caso, a inserção do catéter para a angioplastia, foi realizada pelo punho. A anestesia é local, mas também é aplicado um sedativo para diminuir a ansiedade e acalmar os ânimos. É injetado o contraste, que esquenta mesmo, lembrando muito água quente e o procedimento começa. 

O cateter é inserido pela artéria e seu sangue já está preparado com medicamentos específicos para não coagular. 

Mesmo com a anestesia, é possível sentir um corpo estranho se mexendo dentro do seu corpo e há também certo desconforto torácico e no braço. 

Depois de uns quarenta minutos e se tudo correr bem, a operação estará concluída e você será levado para a observação, onde será assistido e medicado.   

Em uma enfermaria não tem cargo de juiz, dotô, delegado, policial, ministro, general, presidente ou qualquer tipo de senhor importante. Numa enfermaria existe uma pessoa, um pedaço de carne com uma alma dentro que suplica pela vida. E existem os médicos e a enfermagem e esse é o pessoal que faz a diferença.

Eu infartei no dia 25 de agosto e hoje coincidentemente é 25 de setembro, trinta dias exatos para todo o processo se concretizar. Pensei sobre esses trinta dias e me perguntei se havia ganhado ou perdido 30 dias da minha vida e me foi dito que ganhei uma vida inteira de novo. 

Resta saber o que fazer com tanta vida. 

É igual a um player no vídeo game, quando a vida acaba e você pega a segunda vida e tem que começar tudo de novo? Você fica meio perdido, será que vou por aqui, será que vou por ali. É assim que estou me sentindo. 

A todo o profissional decente da área da saúde, para mim, você é um anjo de Deus e meu muito obrigado.

Inscreva-se, assista a mais um vídeo do canal e nos veremos nos próximos vídeos. 


Comentários

Postagens mais visitadas