A Inteligência Artificial levará o mundo para o Socialismo com a Renda Básica Universal

Qual o futuro da humanidade?


Já é de conhecimento antecipado de todos que a inteligência artificial e a robotização substituirão milhares de empregados, tornando-os desempregados e sem opção para um novo emprego. 

Isso coloca a sociedade e o governo numa situação difícil. Ao pensar primeiramente no povo, podemos perguntar como milhares de desempregados farão para se sustentar? Agora, pensemos no governo, como o governo pretende gerir essa situação?

Parece inevitável que a Renda Básica Universal seja a solução para esse problema que o avanço da inteligência artificial e dos robôs, está para causar na sociedade de modo geral. 

Por essa ótica, podemos concluir o que já se sabia: que não é possível que em uma sociedade, poucos tenham milhões e milhões tenham pouco. Sendo assim, e de certo modo, o avanço da IA e dos Robôs, traz, aos poucos, a solução necessária para equilibrar essa balança tão desigual. 

É importante destacar que nesse texto, o termo socialismo, não se refere a nenhum tipo de doutrina ou vertente, refere-se a aproximar as famílias economicamente, e isso não significa empobrecê-las, significa apenas que sejam mais próximas economicamente, com renda suficiente para viverem uma vida com abundância e creio que isso será possível, já que empresas não pagam salários para máquinas, o que pode contribuir para a redução de preços e impostos. 

Algo a mais a se destacar é o que os milhares de desempregados farão com o tempo ocioso? Estudar seria uma boa resposta, como já sugeriu o engenheiro social Jacque Fresco, que em sua visão, possibilitaria ao humano aprimorar sua inteligência e se desprender ou se desapegar das coisas, para pensar em uma sociedade voltada para a sustentabilidade e não para o dinheiro. 

Diante dessa jornada que já afeta a sociedade, resta-nos a adaptação e a celeridade do governo em antecipar o inevitável.    

Comentários

Postagens mais visitadas