Pular para o conteúdo principal

Lá se vai o Dr. João pai do Douglas e do Joglas.

 douglas dos santos abyaza imoveis

Dr. João e Dr. Douglas dos Santos

Hoje, 10 de julho de 2025, o dia em que minha filha completa 12 anos, o renomado advogado Dr. João dos Santos nos deixou. Pai do meu grande amigo, Dr. Douglas dos Santos, dono da Imobiliária Douglas Imóveis, ele se aposentou da vida para usufruir de sua aposentadoria lá no céu, ao lado de grandes juristas do Brasil.

Conheci o Dr. João em 1987, quando ele iniciava sua carreira de advogado. Nessa época, aos 14 anos de idade, eu trabalhava como balconista no Cartório de Títulos e Notas de Carapicuíba. O Dr. João, ainda jovem, com cabelos cacheados, boa conversa e sempre bem-vestido, chegava ao cartório com a simpatia de sempre. Ele me pedia, secretamente, para carimbar o "dedinho" em tal assinatura — é o que chamamos de reconhecer firma, a assinatura que credita autenticidade a um documento. Na minha ignorância de jovem aprendiz e sem saber o significado e a importância de um reconhecimento de firma, eu simplesmente "batia o carimbo", o que deixava o jovem advogado muito feliz. Às vezes, eu ganhava uma "caixinha", o que me entusiasmava.

Essa foi nossa relação durante o tempo em que trabalhei no cartório. Contudo, esse mundo é cheio de surpresas: favores são feitos e depois cobrados, sem que percebamos.

Muitos anos se passaram e eu conheci o Dr. Douglas, que, além de já ter sua imobiliária, cursava Direito. Conhecemo-nos em Peruíbe, em um desses carnavais das antigas. Anos se passaram e eu estava numa situação financeira péssima, sem ter onde morar. Quando comentei isso, ainda sem ter muita amizade com o Douglas, ele prontamente se levantou e disse: "Você vai ficar na minha casa e não vai pagar nada, pode ficar o tempo que quiser." Aceitei a oferta e creio que fiquei hospedado em sua casa por uns seis meses, até que resolvi minha situação e pude me mudar, deixando os anfitriões (Douglas e Daiane) em paz.

Nunca, em nenhum momento, o Dr. Douglas me cobrou, mencionou ou "jogou isso na minha cara". Sabem por quê? Porque foi essa a educação que ele recebeu do pai, a melhor educação que o Dr. João pôde dar ao seu filho, transformando-o em uma pessoa honesta, decente e correta.

Na foto acima estão pai e filho. Essa fotografia foi registrada em 24 de junho de 2025, uma terça-feira fria de junho, na sede do Rotary Club de Carapicuíba. Nesse dia, o Dr. Douglas recebia a incumbência de ser presidente na gestão 2025/2026. Eu estava sentado à mesa com seu pai, o Dr. João. Perguntei-lhe como se sentia ao ver o filho bem encaminhado e obtive como resposta a seguinte frase: "Eu fiz um bom trabalho, olha lá, é meu filho. Você vai tomar essa cervejinha aí? Não", respondi. "Então, dá licença que eu vou tomar", disse ele.

E assim, lá se vai o Dr. João, deixando seu legado para a próxima geração.

Registro minhas condolências à família.

  


Comentários

  1. Meus sentimentos Douglas,
    Parabéns pelo texto 👏👏👏

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

Postagens mais visitadas deste blog

Explicando o poema Canção do Tamoio

Canção do Tamoio ou Canção dos Tamoios O poema de Gonçalves Dias, Canção do Tamoio ou Canção dos Tamoios não é só um poema, é um hino. Encontram-se muitos textos sobre a Canção dos Tamoios, só que não se encontram explicações do texto. O que exatamente significa o que Gonçalves Dias quis dizer com essa belíssima expressão de sentimentos? Gravei um vídeo em que explico (dentro do meu entender) o que se quis dizer com esse poema. (o vídeo está no final da postagem). A ideia parte do princípio de que o pai fala ao filho como é a vida e como se deve proceder e comportar-se no dia a dia. Frisa que a vida é luta sangrenta (renhida) e constante, ou seja, é preciso trabalhar sempre e permanecer firme diante dos conflitos que surgem dia após dia. A maior parte dos conflitos surge em nós mesmos, por não aceitarmos a contrariedade das nossas ideias e vontades, o que gerara um combate interno ou com outras pessoas, diante disso, que vença o mais forte. Forte não apenas na força física, mas n...

Como ferrar seu chefe

Como ferrar seu chefe Chefes - os chatos. Eles existem e precisam existir, só que nem todos que ocupam o cargo de chefia merecem o cargo que ocupam. Alguns são burros, outros arrogantes, outros incompetentes, outros exigentes e por aí vai. Por outro lado existe o chefe que é legal, compreensivo, ajuda o subordinado no trabalho, dá uma força quando necessário, incentiva etc, só que não é desse tipo que falo e sim do tipo miserável. É certo que você já pensou em ferrar com seu chefinho, mandá-lo para o inferno, jogar a cadeira na cabeça dele ou melhor, ocupar o cargo dele - seria bom né? Para ferrar seu chefe você pode fazer de vários modos, só que é bom não utilizar algum modo que prejudique você. Uma das sugestões é espioná-lo com câmeras escondidas e depois chantageá-lo, só que chantagem é crime, por isso, não vale o empenho. Se você trabalha em alguma empresa privada, preste um concurso e não comente com ninguém. Depois que você passar no concurso e estiver pronto p...

Sexo entre humanos e robôs já é realidade

o futuro já chegou e ele é agora É impossível parar o avanço tecnológico mundial, por mais que os governos (principalmente do Brasil) se esforcem para manter o povo sob as algemas da tirania intelectual e moral, a tecnologia avança e por causa da globalização ela chega a todos os lugares do mundo, aqui no Brasil, inclusive - mesmo que demore mais do que nos outros continentes ou até mesmo no continente norte americano. Os robôs são o futuro, não tem como escapar disso. O relacionamento entre humanos e robôs será uma realidade breve, porque países mais avançados já produzem robôs em série capazes de amar, relacionar-se sexualmente, confortar o "coração" humano. Exemplo disso é Sofhia, das indústrias Henderson. Sofhia é um robô com inteligência artificial capaz de interagir com você como se ela fosse humana, pois sua tecnologia absorve e processa dados conectados a internet, armazenados em nuvem. Além disso, seus "olhos" capturam as expressões humanas, memoriza...