Casa de EPS ou Casa de Gesso qual é melhor
Casa de EPS ou Casa de Gesso qual é melhor |
EPS é a sigla internacional do Poliestireno Expandido. Foi descoberto na Alemanha em 1949 pelos químicos Fritz Stasny e Karl Buchholz. No Brasil é popularmente conhecido como Isopor®, marca registrada da empresa Knauf Isopor.
Pois é...
Isso significa que uma construção de EPS não é feita de "isopor" e sim de ferro e concreto. O EPS serve apenas para segurar as malhas de ferro presas nele por grampos e depois disso o concreto é projeto ou aplicado sobre a malha de ferro, formando uma parede de concreto que pode ter a espessura que você quiser, ou que o seu orçamento permitir.
Lembre-se de que...
Tanto as malhas de ferro quanto o concreto terão que ser projetados dos dois lados de todas as paredes e isso pode consumir muito concreto.
Tem mais uma coisa sobre o concreto...
Com o passar do tempo o concreto vai deteriorando e microfissuras que não se pode ver a olho nu (sem o auxílio de um microscópio) vão surgindo na parede de concreto, que se não fosse pelo EPS entre os dois lados da parede, deixaria passar umidade ou calor, nesse caso e só nesse caso, o EPS é útil.
Já com o bloco de gesso...
As coisas são diferentes. O bloco de gesso é um bloco pronto e a parede erguida com blocos de gesso não pedirá concreto e nem ferro, é só utilizar o gesso cola e colar um bloco no outro e depois da finalização sua parede estará pronta.
Mais uma coisa sobre o bloco de gesso...
No bloco de gesso não surgem microfissuras, porque o bloco de gesso é poroso e dentro dele fica armazenado água (o que impede a combustão) e além disso, o gesso, diferente do concreto, é térmico e acústico, o que mantem a casa fresquinha e silenciosa. Legal né?
Agora vamos para o vídeo abaixo?
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário.