Pular para o conteúdo principal

Lá se vai a Dona Fadinha (Mafalda Coscarelli da Costa)

 

Dona Fadinha


Hoje, aos 29/01/2025 aposenta-se de vez da vida a nossa queria Fadinha, digo, aposenta-se de vez, porque ela sempre contava a história de como se aposentou, não havia ocasião que nos encontrássemos que ela não repetia a mesma história, que era assim:

Você não sabe como eu me aposentei, se não fosse a Neife (Diretora do Cartório de Carapicuíba) eu não teria me aposentado, ela me colocou lá e eu trabalhei e consegui me aposentar - imagina se eu não tivesse me aposentado - exclamava.

Dona Mafalda, conhecida por Fadinha, era muito querida por toda a vizinhança, mulher ativa, não parava em casa, sempre pra cima e para baixo, de um lado e do outro, sentava-se no sofá da sua casa, ligava a televisão para ver o noticiário e a novela e começava a fazer tricô, ela fazia muitas coisas, mas o tricô preferido eram meias, depois presenteava os amigos com as meias que fazia com muito carinho, eu mesmo tenho duas meias que ela fez. 

Ela era dona da Retífica Agulhas Negras, retífica muito famosa que já retificou motores de gente importante, além disso cozinhava muito bem, era prendada e exigente igual a um fiscal da Receita Federal, tudo devia ser limpo e organizado.

Apesar da aparência carrancuda quando andava pelas ruas, ou dirigindo seu Fiesta vermelho, sabe-se lá de qual ano, de tão antigo que era, tinha um coração maravilhoso, bastava que não "pisasse em seu calo", pois se pisasse, levava umas palmadas sem dó. 

Fadinha era mãe, avó e bisavó. Foi acometida por Alzheimer e para não sofrer e para que nada de ruim acontecesse, como esquecer uma panela no fogo, a família optou por um asilo para idosos da melhor qualidade. Viúva há muitos anos, arrumou um namorado aos 86 anos, estava feliz e revivendo o melhor da vida. Nesse asilo, ela desfrutava do melhor, sendo quatro refeições ao dia, entretenimento, cuidados médicos e muito amor, além de outras benesses, que só o amor dos filhos pode pagar - pois a mensalidade era de valor alto. 

Às vezes eu a levava ao médico na Clinica de Olhos em São Paulo, no bairro do Tucuruvi, ela nunca se esquecia de levar uma sacola com as meias para presentear os médicos. Era uma pessoa desapegada de bens materiais, pois sabia e falava que não levamos nada mesmo.

Aos 87 anos teve que amputar uma das pernas e já se fazia necessário amputar a outra, o que a abalou e também sua família, foi então que Deus resolveu reabrir o seu processo de vida e avaliar suas ações, decidindo que o melhor a se fazer era recolhe-la para o eterno - e assim foi feita a sua vontade. 

Descanse em paz cara fadinha. Aos familiares, principalmente ao seu filho e meu amigo Sérgio Mendes, meus mais sinceros sentimentos. Um dia todos nos veremos de novo.   

Comentários

  1. Verdade, essa era a Fadinha, gostava de uma prosa, sempre risonha, fazia um bolo de banana maravilhoso, Deus te receba com braços abertos nossa eterna Fadinha

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

Postagens mais visitadas deste blog

Explicando o poema Canção do Tamoio

Canção do Tamoio ou Canção dos Tamoios O poema de Gonçalves Dias, Canção do Tamoio ou Canção dos Tamoios não é só um poema, é um hino. Encontram-se muitos textos sobre a Canção dos Tamoios, só que não se encontram explicações do texto. O que exatamente significa o que Gonçalves Dias quis dizer com essa belíssima expressão de sentimentos? Gravei um vídeo em que explico (dentro do meu entender) o que se quis dizer com esse poema. (o vídeo está no final da postagem). A ideia parte do princípio de que o pai fala ao filho como é a vida e como se deve proceder e comportar-se no dia a dia. Frisa que a vida é luta sangrenta (renhida) e constante, ou seja, é preciso trabalhar sempre e permanecer firme diante dos conflitos que surgem dia após dia. A maior parte dos conflitos surge em nós mesmos, por não aceitarmos a contrariedade das nossas ideias e vontades, o que gerara um combate interno ou com outras pessoas, diante disso, que vença o mais forte. Forte não apenas na força física, mas n...

Como ferrar seu chefe

Como ferrar seu chefe Chefes - os chatos. Eles existem e precisam existir, só que nem todos que ocupam o cargo de chefia merecem o cargo que ocupam. Alguns são burros, outros arrogantes, outros incompetentes, outros exigentes e por aí vai. Por outro lado existe o chefe que é legal, compreensivo, ajuda o subordinado no trabalho, dá uma força quando necessário, incentiva etc, só que não é desse tipo que falo e sim do tipo miserável. É certo que você já pensou em ferrar com seu chefinho, mandá-lo para o inferno, jogar a cadeira na cabeça dele ou melhor, ocupar o cargo dele - seria bom né? Para ferrar seu chefe você pode fazer de vários modos, só que é bom não utilizar algum modo que prejudique você. Uma das sugestões é espioná-lo com câmeras escondidas e depois chantageá-lo, só que chantagem é crime, por isso, não vale o empenho. Se você trabalha em alguma empresa privada, preste um concurso e não comente com ninguém. Depois que você passar no concurso e estiver pronto p...

Sexo entre humanos e robôs já é realidade

o futuro já chegou e ele é agora É impossível parar o avanço tecnológico mundial, por mais que os governos (principalmente do Brasil) se esforcem para manter o povo sob as algemas da tirania intelectual e moral, a tecnologia avança e por causa da globalização ela chega a todos os lugares do mundo, aqui no Brasil, inclusive - mesmo que demore mais do que nos outros continentes ou até mesmo no continente norte americano. Os robôs são o futuro, não tem como escapar disso. O relacionamento entre humanos e robôs será uma realidade breve, porque países mais avançados já produzem robôs em série capazes de amar, relacionar-se sexualmente, confortar o "coração" humano. Exemplo disso é Sofhia, das indústrias Henderson. Sofhia é um robô com inteligência artificial capaz de interagir com você como se ela fosse humana, pois sua tecnologia absorve e processa dados conectados a internet, armazenados em nuvem. Além disso, seus "olhos" capturam as expressões humanas, memoriza...