Por que é tão difícil o homem falar o que sente?
O homem é envolvido, desde jovem, por uma vestimenta imaginária que o recobre de força, coragem e virilidade. Ser homem é ser intrépido e, em algumas ocasiões, insensível. Isso é o que ouvimos desde a infância, é o que vemos nos filmes, é o que lemos nos livros. É também o que alguns homens acham que a mulher deseja ver nele.
Na infância, o menino que se revela um pouco mais delicado do que os outros, logo vira alvo de chalaça. Para evitar se tornar vítima dos colegas, o menino reprime seus sentimentos e em alguns casos, espelha-se em heróis fictícios. Ele aprende que homem não chora, pois chorar é coisa de menina.
Alguns homens subentendem que expressar seus sentimentos significa expressar o que se passa em seu coração, não só o que está em sua mente. O que se passa no músculo que bombeia seu sangue pelo corpo, pertence só a ele, jamais deverá ser de conhecimento da outra pessoa - seja essa outra pessoa mulher ou homem.
Essa repressão sentimental acompanha o menino por longa parte de sua vida. Revelar o que sente é abaixar a guarda. Abaixar a guarda é deixar se conhecer. Deixar se conhecer é se tornar alvo. Tornar-se alvo é deixar saber o que se passa com ele. Por fim, deixar saber o que se passa com ele é controlá-lo. Homem não se deixa controlar. Alguns homens acreditam que a pessoa que está com ele, conhecendo-o, ao saber de suas fraquezas, de seus medos, de suas mágoas, de suas alegrias, poderá deixar de admirá-lo, buscando em outro, novo desafio que instigue seu desejo pelo mistério que paira sobre um relacionamento novo.
Todo homem sonha com um grande amor (igual aos dos filmes) em que a pessoa ao seu lado seja capaz de entregar sua própria vida em nome do amor de ambos. Todo homem sonha em poder ter ao seu lado uma pessoa que o entenderá e o acolherá (além da mãe dele) quando ele desabar em lágrimas por não suportar o fardo que carrega. Qual homem acredita que a pessoa que o acompanha fará isso por ele sem caçoar de suas lágrimas?
O homem teme revelar o que sente até mesmo ao seu amigo, por não saber a reação da outra pessoa, se zombarão ou não dele. O medo maior não é o de revelar o sentimento, e sim de ser motivo de chacota. Um homem vítima da vergonha pode se tornar um bicho furioso. Para o homem, no que tange aos sentimentos, a vergonha é o estopim dos conflitos sentimentais entre o ser humano sem super-poderes e o herói da ficção.
Acho que as mulheres não entendem os homens e não se esforçam para entendê-los. Acho que a grande maioria das mulheres são egoístas e vaidosas.
ResponderExcluir