O que Jesus quis dizer com: "não vim trazer paz, mas espada."

yuri abyaza costa
Jesus veio trazer espada e não paz


Segundo meu velho amigo, Padre Cataldo, in memoriam - que Deus o tenha - o Sermão da Montanha é a parte da Bíblia Cristã que contém os maiores ensinamentos de Jesus - bíblia em grego significa livro. Se for analisada com uma visão sociológica, pode-se observar que de fato tem muitos ensinamentos. Jesus dita condutas de princípio e moral e orienta sobre as lições que regulamentam a verdadeira vida cristã. Quando se fala de Jesus, muitas vezes entendemos que ele já nasceu com 30 anos de idade e veio com toda a sua sabedoria pronta. Só que não é bem assim. Jesus estudou muito antes de sair a campo para proferir seus ensinamentos. Ele frequentou as igrejas, as sinagogas, parlamentou com estudiosos e pensou bastante, ou seja, compôs o seu perfil filosófico e o estruturou por capítulos, para, só depois, falar sobre o que pensava. Mesmo com tudo isso, só um ser iluminado para atingir o ponto de esclarecimento que Jesus atingiu. Ele incomodou muita gente e com certeza, quem se incomodou, não tinha o nível intelectual de Jesus. Em Mateus 16:34, Jesus fala sobre "As Dificuldades". Ele diz: "não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Jesus não se referiu àquela espada empunhada por um guerreiro medieval que provoca derramamento de sangue pelo corte da lâmina. Referiu-se ao corte da lâmina de uma língua afiada pelo esclarecimento da mente, pois, quando o homem é instruído, sua mente se transforma em arma, sua língua em espada e sua caneta em veneno. Um homem de instrução elevada, mesmo sozinho, é capaz de destruir uma nação inteira, pois ele move multidões e o que vale para qualquer político é o apoio da opinião pública. Se o povo é ignorante, pode ser conduzido igual a uma pluma que é levada pelo vento. Se o povo é instruído, ele fica firme igual a uma rocha e só a injustiça o moverá de lugar. Esta era a espada a que Jesus se referia: a espada da sabedoria.

Comentários

  1. Hum...muito bom seu post! e verdade, eu não havia pensado por este ângulo! ou seja a espada é a saída da ignorância, a luz de um quarto escuro a visão de um deficiente visual restaurada.

    ResponderExcluir
  2. A visão de um deficiente visual restaurada eu não diria, apesar de na bíblia contar esse episódio, só que no caso da espada, acho que cabe mais para a visão mental restaurada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

Postagens mais visitadas