|
Jesus veio trazer espada e não paz |
Segundo meu velho amigo, Padre Cataldo, in memoriam - que Deus o tenha - o Sermão da Montanha é a parte da Bíblia Cristã que contém os maiores ensinamentos de Jesus - bíblia em grego significa livro. Se for analisada com uma visão sociológica, pode-se observar que de fato tem muitos ensinamentos. Jesus dita condutas de princípio e moral e orienta sobre as lições que regulamentam a verdadeira vida cristã. Quando se fala de Jesus, muitas vezes entendemos que ele já nasceu com 30 anos de idade e veio com toda a sua sabedoria pronta. Só que não é bem assim. Jesus estudou muito antes de sair a campo para proferir seus ensinamentos. Ele frequentou as igrejas, as sinagogas, parlamentou com estudiosos e pensou bastante, ou seja, compôs o seu perfil filosófico e o estruturou por capítulos, para, só depois, falar sobre o que pensava. Mesmo com tudo isso, só um ser iluminado para atingir o ponto de esclarecimento que Jesus atingiu. Ele incomodou muita gente e com certeza, quem se incomodou, não tinha o nível intelectual de Jesus. Em Mateus 16:34, Jesus fala sobre "As Dificuldades". Ele diz: "não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Jesus não se referiu àquela espada empunhada por um guerreiro medieval que provoca derramamento de sangue pelo corte da lâmina. Referiu-se ao corte da lâmina de uma língua afiada pelo esclarecimento da mente, pois, quando o homem é instruído, sua mente se transforma em arma, sua língua em espada e sua caneta em veneno. Um homem de instrução elevada, mesmo sozinho, é capaz de destruir uma nação inteira, pois ele move multidões e o que vale para qualquer político é o apoio da opinião pública. Se o povo é ignorante, pode ser conduzido igual a uma pluma que é levada pelo vento. Se o povo é instruído, ele fica firme igual a uma rocha e só a injustiça o moverá de lugar. Esta era a espada a que Jesus se referia: a espada da sabedoria.
Hum...muito bom seu post! e verdade, eu não havia pensado por este ângulo! ou seja a espada é a saída da ignorância, a luz de um quarto escuro a visão de um deficiente visual restaurada.
ResponderExcluirA visão de um deficiente visual restaurada eu não diria, apesar de na bíblia contar esse episódio, só que no caso da espada, acho que cabe mais para a visão mental restaurada.
ResponderExcluir