O que é segurança?

yuri abyaza costa
Segurança é muito mais do que polícia na rua


Segurança não é aquele cara que fica na porta de uma loja, de um banco, de uma boite ou de qualquer outro lugar. Também não é "polícia na rua". Segurança é muito mais do que isso. O que é? Tudo é segurança. Por exemplo: manter a válvula e a mangueira do botijão de gás dentro do prazo de validade é segurança, pois, se estiverem vencidos, corre-se o risco de o gás do botijão vazar, o que pode ocasionar um acidente de grandes proporções, que colocaria em risco a vida de outras pessoas.
Quando deixamos a porta de nossa casa aberta - mesmo que seja por um minuto - falhamos com a nossa segurança. Quando deixamos remédios ao alcance de nossas crianças, falhamos com a segurança de nossos filhos. Quando não vigiamos nossa rua e não informamos à polícia qualquer atitude suspeita, falhamos com a segurança do nosso bairro. Quando não nos atentamos para possíveis acidentes em nosso trabalho, falhamos com a segurança de quem trabalha na empresa. Quando dirigimos com o carro em condições precárias, falhamos na segurança do trânsito etc.
Note que tudo o que fazemos está diretamente relacionado à segurança. Até o ato de ingerir alimentos que não são saudáveis ao nosso organismo, demonstra que falhamos com o que assegura a nossa saúde. Por isso, pedir segurança, não significa pedir policiamento apenas. Nossa segurança depende mais de nossas ações do que da ação dos outros. Como foi dito anteriormente, vigiar o bairro, as ações dos vizinhos, as ações de pessoas estranhas a nós, não tem nada a ver com bisbilhotar a vida alheia, tem a ver com se prevenir, com se assegurar de indivíduos mal intencionados.
Existem muitos casos que podem servir de exemplo para demonstrar como é importante estar atento a tudo. Recorda-se de casos de pessoas que armazenam fogos de artifício em bairros residenciais? Que armazenam combustível adulterado? Botijões de gás? Produtos inflamáveis? Pneus que, expostos à chuva, servem de foco para a reprodução do mosquito da dengue etc?
Agora que temos uma noção melhor do que é segurança, comecemos a trabalhar em cima disso. Lembre-se: nós somos os responsáveis pela nossa segurança.

Comentários

Postagens mais visitadas