Chorar de emoção diante do que é belo

yuri abyaza costa
O homem poder ser bom se for ilustrado

Para mim é quase impossível não chorar de emoção diante do que é belo, do que é bem feito, do que é realizado com inteligência, vontade e amor. A história da humanidade já provou que o gênio humano, se bem aproveitado, é capaz de confeccionar obras que se perpetuarão por séculos, sempre a deleitar outros gênios humanos. Afirmo isso, porque um estúpido não tem a capacidade de admirar o que é belo, sua raiva, seu fanatismo e sua ignorância não lhe permite sequer entender o que vê, não lhe permite procurar em seu íntimo, o que levou o autor de sublime obra, dedicar seu tempo para construir aquela maravilha que faz os mais sensíveis ajoelharem-se diante de tamanha harmonia simétrica. 
Ah! É maravilhoso ouvir aquela música que faz derramar lágrimas dos nossos olhos sem que percebamos. Ler aquela poesia que nos remete a um mundo tão distante e tão real quanto aquelas estrofes, uma poesia tão forte que supera a tecnologia da Máquina do Tempo de H. G. Wells, pois nos transporta sem que seja preciso nenhum artifício além do pensamento humano. Admirar uma escultura tão simetricamente construída, que nos faz pensar o por que ela não se move e não sai de sua posição estática para a animação da vida e nos conta o que o artista murmurava enquanto esculpia aquela perfeição. Deslizar os olhos por uma pintura que faz desejar a nossa presença naquele lugar, a viver a vida estampada no quadro dependurado em uma parede. 
Oh! Gênio humano, por que não desperta em todos nós de uma só vez? Por que se mantém recluso na maioria e vive tão fortemente em uma minoria? Surgere et ambulare Levanta-te e anda, pegue sua marca e registre em todos os humanos, para que possamos realizar a sua obra, porque foi para isso que viemos, para concretizar a mais elevada de nossa condição - a prática do sublime. Corro a te procurar e não te encontro, por isso, suplico-lhe, saia do esconderijo da minha alma e se revele, para que eu possa exercer o que a mim foi me dado por direito. Deixe-me cumprir minha missão.  

Comentários

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

Postagens mais visitadas